Em 5 dias, Alagoas teve aumento de 32 notificações de casos suspeitos da varíola dos macacos

Desde o dia 15 de agosto até essa sexta-feira (19), Alagoas teve um acréscimo de 32 notificações de casos suspeitos de Monkeypox, doença conhecida popularmente como varíola dos macacos. São 6,4 casos suspeitos notificados por dia. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Dessas 32 notificações ao longo dos cinco dias, 13 foram descartados e outros 19 permanecem sob investigação.

Ainda segundo a Sesau, o total de casos notificados – que abrange os que estão sendo investigados e aqueles descartados – chega a 73, conforme último boletim epidemiológico divulgado nessa sexta-feira (19).

Atualmente, 53 casos suspeitos em 19 municípios estão sendo analisados laboratorialmente.

Um jovem de 22 anos, natural do Espírito Santo (ES), foi testado quando se encontrava em viagem a Alagoas e apresentou resultado positivo para a Monkeypox, conforme resultado apresentado pela Fiocruz, caracterizando um caso importado. Entretanto, desde o dia 08 de agosto de 2022 ele retornou para o Estado de origem e, à época, o Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (Cievs) de Alagoas comunicou o caso às autoridades sanitárias do ES.

Mas Alagoas já teve o primeiro caso confirmado. O paciente é um jovem, morador de Murici, com registro de viagem para outro estado.

*Gazeta web

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *