Devido à baixa procura, apenas 66 mil maceioenses entre 30 e 40 anos poderão tomar a 4ª dose da Covid-19

Secom Maceió

Dados do Ministério da Saúde (MS) apontam que 51% dos maceioenses com idade entre 30 a 39 anos, que tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19, ainda não voltaram para tomar a terceira e, por isso, estão inaptos para tomar a 4ª dose, que foi liberada nesta segunda-feira (11), pela Prefeitura de Maceió.

Ao todo, 139.513 pessoas nessa faixa etária tomaram as duas doses do imunizante. Porém, apenas 67.296 voltaram para receber a terceira dose. A quarta dose pode ser aplicada somente após 120 dias da aplicação da terceira dose.

Segundo estimativa do próprio Ministério da Saúde, o contingente de maceioenses nessa faixa etária é de 178.838. Destes, 149.955 tomaram, ao menos, uma dose. Ou seja, 28.883 não tomaram uma dose sequer.

Para a aplicação do imunizante, a população pode procurar uma das Unidades de Saúde que aplicam a vacina para o público adulto ou um dos três pontos fixos da capital, que são o Maceió Shopping (Mangabeiras), Carajás Home Center (Tabuleiro do Martins) e Pátio Shopping (Cidade Universitária).

A vacina pode ser aplicada nas pessoas que têm mais de quatro meses (120 dias) de intervalo da dose de reforço (3ª dose) e que tomaram o primeiro esquema vacinal com os imunizantes da Coronavac, Astrazeneca e Pfizer.

Já para quem tomou a vacina da Janssen, as pessoas de 18 a 39 anos estão aptas a receber dois reforços (o primeiro dois meses após a dose D e o segundo quatro meses após o reforço) e pessoas acima de 40 anos, além da dose única, podem receber mais 3 outras doses (a primeira dois meses após a dose D, a segunda após quatro meses do reforço e a terceira após quatro meses do segundo reforço).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *