Bola da Copa do Mundo 2022: saiba tudo sobre a Al Rihla

Desde a Copa de 70, em que o mundo começou a assistir o evento em cores, há uma atenção cada vez mais crescente aos detalhes que envolvem a Copa do Mundo de futebol. Trata-se, afinal, do evento esportivo mais relevante do mundo e mais assistido.

Por isso, símbolos que representam a Copa ajudam a torná-la memorável ao longo das épocas. É normal pensar que o mascote da Copa assume esse posto, mas na verdade a bola da Copa do Mundo é o principal símbolo.

No início, nem mesmo se tinha uma única bola, sem nenhum tipo de glamour associado. Hoje, a escolha envolve repercussão e a bola fica marcada como uma representante da cultura e da tradição do país-sede.

Continue acompanhando o texto porque vamos falar tudo o que você precisa saber sobre a bola da Copa do Mundo de 2022, que vai ser sediada no Catar.

A história da Copa do Mundo – O evento esportivo mais importante e mais relevante não começou com toda essa fama. Aliás, a primeira Copa, sediada no Uruguai, só aconteceu lá por conta do outro grande evento esportivo que existia, os Jogos Olímpicos.

A recém-criada Fifa resolveu presentear o Uruguai com a Copa por eles terem ganhado as últimas duas edições dos jogos. O resultado? A seleção uruguaia entrou para a história como a primeira campeã.

1930-1970 – A Fifa foi fundada em 1904. E desde então eles tentaram organizar um evento mundial de futebol, envolvendo diversos países. Contudo, a Primeira Guerra Mundial aconteceu e atrapalhou bastante os planos.

Somente em 1930 tivemos a primeira edição da Copa do Mundo. Com apenas 13 participantes e muitas seleções americanas, foi um formato totalmente incomum com relação ao que a Copa viraria depois. Evidentemente, o Brasil, único participante de todas as Copas, estava no meio.

Seleções como a Alemanha e a Itália, que se tornaram duas grandes potências, não participaram.

A primeira edição foi organizada na gestão de Jules Rimet (que inclusive fez de tudo para que a Copa fosse sediada em seu país, a França).

Em 1934 e 1938, as Copas foram vencidas pela Itália, em um formato com 16 e 15 seleções, respectivamente. Depois, a Segunda Guerra Mundial impediu as Copas de 1942 e 1946.

Então, só tivemos Copa em 1950. Essa é bastante conhecida pelos brasileiros por ter sido a primeira Copa sediada aqui e marcar a construção do Maracanã, reconhecido como um dos maiores símbolos do nosso futebol.

Infelizmente, o Brasil perderia aquela Copa na final para o Uruguai, que se tornava bicampeão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *