Choveu em dois meses o que era esperado para o ano inteiro em Alagoas, diz meteorologista
O volume de chuva que atingiu Alagoas nos últimos dois meses superou o esperado para o ano inteiro no estado. A informação é da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Smarh). Chega a 51 o número de municípios em situação de emergência.
“Nos últimos 60 dias tivemos um volume de chuvas de 1.000 mm, o que corresponde ao esperado para o ano inteiro. Só nesses últimos dois dias choveu 75% do que estava previsto para todo o mês de julho”, disse o meteorologista Vinícius Pinho, coordenador da Sala de Alerta.
Muita gente perdeu tudo na enchente, como a dona de casa Aparecida Virgilino. “A gente consegue as coisas com muito sacrifício e perder assim, de uma hora para outra, é muita dor. A gente sofre mesmo”, lamentou.
O coordenador da Sala de Alerta da Semarh afirmou que ainda não foi feita uma medição para saber o volume total da cheia, considerando todos os rios que transbordaram, mas que aparelhos foram perdidos pela força da água neste ano.
“Ainda não fizemos um estudo sobre isso, mas 10 medidores pluviométricos que instalamos nas bacias do rios registraram volume acima dos de 2010. E pelo menos quatro foram encobertos pelas águas”, afirmou Vinícius Pinho.