Alagoas tem mais de 39 mil pessoas desabrigadas e desalojadas por causa da chuva

Já passa de 39 mil o número de pessoas desabrigadas e desalojadas pelas chuvas em Alagoas, segundo informou a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) na tarde deste domingo (3). A chuva atinge o estado desde maio. Em junho o volume de água diminuiu, mas desde sexta-feira (1), a chuva voltou a cair com intensidade em várias regiões.

Em todo estado, 6.192 pessoas estão desabrigadas e 33.091 moradores desalojados. Foram registradas duas mortes desde maio até o momento. No total, 39.285 pessoas foram afetadas pelas chuvas em Alagoas.

O município com maior número de pessoas desabrigadas e desalojadas é Coruripe, no litoral sul, que contabiliza 3.936 afetadas. Em seguida aparece São José da Laje, com 3.883 pessoas afetadas. Na sexta, o nível do rio Canhoto subiu e transbordou em áreas rurais da cidade, segundo a Defesa Civil municipal. A água chegou a cobrir o letreiro da cidade.

A chuva provocou transbordamento de rios e lagos em pelo menos 10 municípios do interior do Estado durante o fim de semana. Moradores temem que o cenário de junho de 2010, quando uma enchente arrasou 19 municípios de Alagoas, se repita.

Em Rio Largo, região metropolitana de Maceió, a força da água causada pelo transbordamento do rio Mundaú abriu uma cratera deixando os moradores sem acesso à cidade pela Gustavo Paiva. Quem precisa entrar ou sair da cidade, deve seguir pela Mata do Rolo.

A Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Smarh) informou que o volume de chuva que atingiu Alagoas nos últimos dois meses superou o esperado para o ano inteiro no estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *