Após 18 anos, fim de semana terá alinhamento de Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno

Um fenômeno que está se destacando no céu neste mês é o “alinhamento” — de acordo com a visão de quem está na Terra — dos planetas Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno, que pode ser visto a olho nu minutos antes do amanhecer. De acordo com a revista Sky and Telescope, o fenômeno não acontecia desde 2004. Neste fim de semana, a Lua se soma a esta sequência.

De acordo com a agência especial americana NASA, a sequência vai se desfazer ao longo dos próximos meses, com os planetas se distanciando uns dos outros.

Essa sequência de Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno é chamada de “alinhamento” a partir da visão do nosso planeta, como explica o astrônomo do Observatório do Valongo (UFRJ) Daniel Mello.

— Do ponto de vista do observador da Terra, os planetas do Sistema Solar estão sempre formando um sequência mais ou menos alinhada, já que giram em torno do Sol em um mesmo plano. Em outras palavras, os órbitas estão quase perfeitamente colocadas em um disco, daí sempre pra gente, que está neste mesmo plano, as coisas parecem alinhadas — explica.

A Sky and Telescope elenca o amanhecer desta sexta-feira como “mais atraente”, contando com o “verdadeiro bônus”: a Lua crescente minguante posicionada entre Vênus e Marte.

 

 

O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *