Enxurrada em São Sebastião, AL, arranca asfalto, abre buracos nas ruas e rachaduras em casas
Um temporal atingiu a cidade de São Sebastião, no Agreste de Alagoas, nesta sexta-feira (3), e provocou uma enxurrada que arrancou o asfalto, abriu buracos em ruas e fez cacimbas afundarem, provocando rachaduras nas casas. Ninguém ficou ferido.
O município já vinha enfrentando os danos causados pelas chuvas e o temporal agravou a situação. Imagens gravadas por moradores da cidade mostram que a força da água era tanta que quase arrastou motos estacionadas na rua.
A cidade é uma das 33 de todo o estado que decretaram situação de emergência. Segundo o último levantamento da Defesa Civil divulgado nesta quinta-feira (2), o município tem 11 desabrigados e 22 desalojados.
Equipes da secretaria de Obras e de Assistência Social, além da Defesa Civil, percorreram os pontos alagados para identificar os prejuízos. Em algumas residências, as cacimbas, uma espécie de poço para acumular água, cederam. E como o solo está muito encharcado, as paredes das casas ficaram rachadas. O problema foi identificado em 16 imóveis. Outros 19 foram notificados.
“A gente tem notado que essa chuva tem causado acúmulo principalmente em áreas que têm um efeito esponja. Essa quantidade de chuvas e a água que se acumulou não tinham para onde escoar. Então, elas acharam como um funil essas cacimbas e através desse solo frágil cederam e puxaram a estrutura das casas”, explicou José Marcio, coordenador de Defesa Civil municipal.
A secretária de Assistência Social do município, Ana Patrícia Alves, informou que 16 famílias foram incluídas no programa de aluguel social para evitar que elas ficassem alojadas em escolas. A secretaria de Obras do município vai analisar a estrutura dos imóveis juntamente à Defesa Civil.
“Em breve faremos os reparos nas residências para que essas famílais tenham seu direito de volta, de moradia digna. Estamos fazendo de tudo para que essas famílias tenham maior conforto com aluguel social, mas com certeza cada família deve voltar para suas casas”, disse a secretária