Vacas são arrastadas pela correnteza do rio em Viçosa, AL

As chuvas que atingem Alagoas nesta quarta-feira (25) fez subir o nível dos rios que passam por diversos municípios do interior. Em Viçosa, na Zona da Mata do estado, a correnteza acabou arrastando vacas que tinham ficado ilhadas com a cheia do Rio Paraíba.

Nas imagens, compartilhadas nas redes sociais, o internauta que gravou os vídeos explica que os animais tinham sido deixados no local durante a noite, quando o nível do rio ainda não tinha subido. Mas as fortes chuvas da madrugada provocaram a cheia rapidamente. Não há relatos de transbordamento.

De acordo com o monitoramento da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o nível do Rio Paraíba, que estava em 154 centímetros na manhã de terça (24), chegou a 369 centímentros às 8h15 desta quarta. Por volta das 11h, contudo, entrou em tendência de queda e já tinha baixado a 279 centímetros.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso nesta manhã com grau de severidade de “grande perigo” por causa das chuvas, com “risco alagamentos e transbordamentos de rios e grandes deslizamentos de encostas”.

Em Maceió, a chuva provocou alagamentos e deslizamentos. No interior, há registros de casas inundadas em Rio Largo e de desabamento de residências em Penedo.

O Centro de Hidrografia da Marinha do Brasil prevê ondas que podem atingir 2,5 m na extensão que vai de Salvador até Natal, passando por Maceió. A visibilidade pode ficar restrita em alto mar durante as pancadas de chuva.

G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *