Segunda etapa da vacinação contra gripe e sarampo começa nesta segunda-feira em Maceió
A segunda etapa das campanhas de vacinação contra a gripe e o sarampo começou nesta segunda-feira (2) em Maceió. Na nova etapa, o público-alvo foi ampliado (confira na lista abaixo quem pode se vacinar). As vacinas são aplicadas em todas as unidades de saúde do município até o dia 3 de junho.
Mesmo com a conclusão da primeira etapa, as pessoas do primeiro público- alvo (trabalhadores da saúde e idosos) que não se vacinaram ainda podem se imunizar.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, a cobertura vacinal desse público está baixa. Até sexta (29), foram aplicadas 8.916 doses de vacina contra o sarampo, menos de 10% da meta. Contra a gripe, foram aplicadas 127. 226 doses até a sexta-feira (29), o que corresponde a 27,1% do público-alvo da primeira etapa.
A segunda etapa das campanhas começaram nesta segunda somente em Maceió, já que o Governo do Estado estipulou para terça (3) o início da vacinação nos demais públicos. O calendário de vacinação, porém, fica a cargo de cada município.
As únicas contraindicações para as vacinas são para pessoas que têm alergia à proteína do ovo ou apresentaram uma reação severa, a uma dose anterior da vacina.
Quem pode se vacinar contra a gripe na nova etapa
- crianças com seis meses a menores de cinco anos
- gestantes e puérperas
- povos indígenas
- professores
- pessoas com comorbidades e com deficiência permanente
- caminhoneiros
- trabalhadores do transporte coletivo e rodoviário
- trabalhadores portuários
- forças de segurança e salvamento
- forças armadas
- funcionários do Sistema Prisional
- população privada de liberdade
- adolescentes e jovens em medidas socioeducativas
Quem pode se vacinar contra o sarampo na nova etapa
- crianças de seis meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias)
Em 2019, o Brasil perdeu a certificação de país livre do vírus do sarampo, dando início a novos surtos. Alagoas foi o estado do Nordeste com mais casos da doença no ano de 2021.
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a vacina da gripe, contra o vírus da influenza, pode ser aplicado no mesmo período de outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e também com a Vacina contra Covid e com outros medicamentos.
Apenas as crianças de 5 a 11 anos de idade, que entram no calendário da campanha contra Influenza como portadoras de comorbidades, devem aguardar um período de 15 dias entre a vacina contra a Covid-19 e a contra a Influenza.