Chapa formada por Paulo Dantas e Rafael Brito deve assumir Governo do Estado nesta segunda (2)

Do ponto de vista jurídico não há mais nada – ao menos dentro do que é legal e normal – que impeça a eleição indireta de governador e vice de Alagoas, marcada para esta segunda-feira, 2 de maio.

O STJ não acatou pedido do PSB e manteve a escolha dos gestores pelos 27 deputados estaduais.

Salvo fato novo, a Assembleia Legislativa se reúne a partir das 10h da manhã para a eleição que tem 16 candidatos a governador e 8 candidatos a vice inscritos.

Apenas três candidatos a governador, a princípio, terão votos na eleição que terá apenas 27 eleitores. Cabo Bebeto terá de um a dois votos, Davi Maia de 3 a 5 votos e Paulo Dantas de 20 a 22 votos, de acordo com os prognósticos mais recentes.

Para vice, o escolhido – com praticamente a mesma votação de Paulo Dantas – será Rafael Brito, empresário e ex-secretário de Estado que tem excelente relacionamento com o Legislativo.

Encerrada a votação, Paulo Dantas e Rafael Brito serão imediatamente empossados, na mesma sessão da Assembleia Legislativa. De lá, seguem para o Palácio dos Palmares. A transmissão de cargo está prevista para as 14h da segunda-feira. A partir deste momento, começa oficialmente o governo de Paulo Dantas e Rafael Brito.

Como os dois irão governar? De ambos não se esperam surpresas.

Paulo Dantas tem características bem conhecidas na política. É acessível, gosta de conversas objetivas, olho no olho, só assume compromissos se puder cumprir – e cumpre. Como prefeito, PD também demonstrou boa capacidade na montagem de equipes e na gestão. Produtor rural e político, Paulo tem ainda grande capacidade de diálogo, trânsito em diferentes grupos e muita afinidade com pessoas mais simples.

Rafael Brito se destacou no governo de Renan Filho pela proatividade e capacidade de adaptação. Com passagens na Desenvolve e secretarias do Trabalho, do Desenvolvimento Econômico e Turismo e da Educação, se consolidou pela lealdade ao governador e por entregar bons resultados em pouco tempo de gestão. Outro ponto positivo de “Tio Rafa” é o bom relacionamento com o setor produtivo.

O primeiro grande desafio de Paulo Dantas e Rafael Brito é manter a máquina funcionando, mostrar que têm capacidade de fazer Alagoas “avançar mais”. Depois disso, a missão é partir para a reeleição. Mas essa é outra história.

 

 

*Com Gazeta Web

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *