Sobe para 14,6 mil o número de jovens que emitiram o primeiro título de eleitor em Alagoas
O levantamento mais recente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) mostra que, até esta segunda-feira (18), 14.667 jovens de 15 a 18 anos fizeram a solicitação para emissão do primeiro título de eleitor, 80% do total de adolescentes aptos a votar. Eram pouco mais de 12 mil em março.
Adolescentes com 16 e 17 anos podem votar nas eleições, mas não são obrigados. A obrigatoriedade do voto começa a partir dos 18 anos. Quem tem 15 anos, mas completa 16 até o 1º turno das eleições também pode fazer o título, por isso essa faixa etária foi incluída no balanço do TSE.
Em todo país, mais de 850 mil jovens, entre 15 e 18 anos, já atenderam ao chamado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Esse número corresponde a quase dois terços do total de jovens que se alistaram para votar nas Eleições Municipais de 2020.
Por conta da baixa adesão dos jovens, o TSE mobilizou redes sociais para estimular voto dos jovens nas eleições. O prazo para solicitar o título é até 4 de maio.
Além da forma online, o título de eleitor também pode ser solicitado de forma presencial. Em Alagoas, os cartórios eleitorais e centrais de atendimento ao eleitor voltaram a atender presencialmente no dia 14 de março. Entre os serviços mais procurados estão o alistamento eleitoral e a transferência de domicílio.