Prefeitura de Palmeira inicia manutenção no museu Xucurus e obras são transferidas para local seguro
A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio das secretarias municipais de Cultura e Infraestutura, iniciou nesta terça-feira (19) a obra de manutenção corretiva e preventiva do Museu Xucurus. Por medidas de segurança, o acervo museológico foi transferido, temporariamente, para um local seguro, em temperatura ambiente e adequado à conservação e preservação das peças, sob normas de manuseio, embalagem e transporte dos objetos. A Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Convívio Urbano e a Guarda Civil também participaram da ação de transferência do acervo do Xucurus, que foi coordenada pela museóloga do município Caroline Freitas.
O secretário de Cultura ressaltou que a transferência das obras do museu foi necessária. “Isso aconteceu para viabilizar a manutenção do prédio, que é histórico, bicentenário, construído em 1805. Então, seria inviável fazer a manutenção, com circulação de material de construção dentro do museu, junto com o acervo. Isso poderia prejudicar a qualidade das obras, que foram acondicionadas e tiradas temporariamente do ambiente, para que o processo de restauração e manutenção fosse iniciado”, explicou o Cássio Júnio.
Além da manutenção na estrutura física do museu, a prefeitura também vai fazer correção na Praça do Rosário. “Quando o museu estiver pronto, nós vamos devolver todo o acervo que pertence ao Xucurus. Mas tudo aquilo que não compõe o acervo histórico, como as armas, vai para um novo museu e estamos discutindo a melhor solução para que o Xucurus seja modernizado”, disse o prefeito Júlio Cezar.
Deveria a dra Elizabeth ser nomeada como CURADORA.