Alagoas é um dos piores Estados em cobertura vacinal contra Covid, diz MS

Dados do Ministério da Saúde apontam que a cobertura vacinal contra a Covid em Alagoas está entre as mais baixas do País. As informações apontam riscos ao controle da pandemia no Estado.

De acordo com os dados informados, enquanto a média nacional é de 88% de população vacinável (com 5 anos ou mais) imunizada com a primeira dose das vacinas, em Alagoas o percentual é de 80%. A distância é maior quando se refere à segunda dose.

Enquanto no Brasil o índice de imunizados com duas doses é de 80,9%, em Alagoas, essa cobertura é de apenas 69% da população vacinável, o que coloca o Estado entre os de pior cobertura no Brasil.

Para o infectologista Fernando Maia, a baixa procura pelo imunizante é decorrente de fatores diversos, entre os quais cita a falsa percepção de que o relaxamento das medidas de biossegurança significa o controle da pandemia e que não é necessário mais se vacinar.

“Muita gente acha que por conta da liberação das atividades, a pandemia acabou e não precisa mais se vacinar. Na realidade, precisa, os casos continuam acontecendo. O número de casos está em queda, mas ainda estamos num patamar alto de casos, de modo que precisamos avançar ainda mais na vacinação para conseguir, efetivamente, controlar a circulação desse vírus”, alerta.

O médico explica que a baixa cobertura vacinal favorece a circulação de novas variantes, que elevam os riscos de novas ondas de pessoas infectadas.

“O fato é que enquanto a vacinação não avançar mais, a gente seguirá suscetível a novas variantes que, eventualmente, possam produzir uma nova onda de casos, o que ninguém quer. Então precisamos completar o ciclo vacinal o mais rápido possível”, afirma o especialista.

A presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde em Alagoas, (Cosems-AL), Kátia Betina, defende que os municípios devem se empenhar na mobilização da população para completar o calendário de imunização.

“Nosso desafio ainda não se encerrou. Temos uma parcela, ainda que pequena, de população não vacinada. Os municípios, que estão vacinando contra a gripe, devem buscar também concluir a vacinação contra a Covid. Os esforços são diferentes entre os diferentes municípios, mas é necessário que a população faça a adesão à campanha e que colabore conosco. Precisamos de toda a população vacinada para encerrar esse episódio da Covid e retomar nossa vida normal”, orienta.

*Gazeta web

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *