O Conselho Estadual de Segurança Pública aprovou nesta segunda-feira (11) a renovação de segurança individualizada para a advogada Maricélia Schlemper, que sofreu um atentado em frente ao Fórum de Maceió, em março de 2021. Na ocasião, o marido dela acabou assassinado pelo italino Pasquale Palmieiri, ex-marido de uma cliente da advogada.
No pedido que resultou na renovação da segurança pessoal, a advogada alegou que continua sendo ameaçada pelo italino. O advogado de Maricélia, Thiago Mota, disse que o conteúdo de uma carta enviada da prisão pelo italiano para a ex-mulher é uma ameaça à advogada.
“A carta é uma demonstração muito inequívoca de que o italiano atribui todo o motivo do comportamento dele à pessoa da advogada Maricélia, à atividade dela como advogada, ao exercício da profissão dela. Há demonstração de ódio, rancor, de vontade de perversa de que aparentemente o intuito dele não foi satisfeito pelas ações que foram praticadas naquele dia”, afirma.
No dia do crime, o bacharel em direito José Benedito Alves de Carvalho, de 42 anos, acompanhava a esposa, que representa a ex-mulher do italino em uma ação de divórcio, quando morreu baleado. As partes tinham uma audiência presencial na Vara da Família, mas antes mesmo que a audiência ocorresse, Pasquale Palmieiri cometeu o crime.
Segundo a polícia, o italiano tentou disparar primeiro contra a ex-mulher e depois contra a advogada dela. A arma travou nas duas vezes. Na terceira tentativa, quando a arma finalmente disparou, José Benedito se colocou na frente de sua esposa e acabou recebendo os tiros.
Pasquale Palmieiri foi preso flagrante e vai ser levado a júri popular.
Em um trecho da carta citada pelo advogado de Maricélia, o italiano afirma que a advogada destruiu sua família. Em outro trecho, ele escreveu que satanás foi até a esposa dele na forma da advogada Maricélia. Confira abaixo trechos da carta:
Trecho de carta traduzida que foi escrita por italiano para a ex-mulher, cliente da advogada que sofreu atentado em frente ao Fórum de Maceió — Foto: Reprodução/TV Gazeta
Trecho de carta escrita por italiano preso por ter matado esposo de advogada em frente ao Fórum de Maceió — Foto: Reprodução/TV Gazeta