Bolsonaro promove ações de Tarcísio após afirmar que não faz campanha
Algumas horas após dizer que não entra em campanhas eleitorais, o presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou um vídeo do ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio Freitas (Republicanos). No trecho de um discurso no Palácio do Planalto, Tarcísio exalta o mandatário do Executivo federal e as ações realizadas enquanto ainda estava à frente da pasta.
“E eis que vem um dia que eu fui apresentando ao presidente Bolsonaro na transição. Eu não teria sido ministro se fosse outro presidente da República, porque a lógica e a cultura era outra. Quem investiu nos técnicos foi o presidente”, diz o ex-ministro em um trecho do vídeo. Ele deixou a pasta no dia 31 de março para se lançar pré-candidato ao governo de São Paulo.
Por vezes, durante seus discursos e aparições, o chefe do Executivo deu sinais de que apoiaria o ex-ministro da Infraestrutura na pré-candidatura ao governo do estado de São Paulo. Ainda em janeiro, foi Bolsonaro que anunciou que Freitas havia decidido concorrer.
“Conversei com o Tarcísio e ele topou ser pré-candidato ao governo do estado de São Paulo. O que posso falar? Dos três anos que ele esteve comigo, poderia antecipar um pouco mais […] No nosso governo, tem feito um trabalho que é reconhecido por todos, então é um tocador de obras, um empreendedor e sabe dos problemas do Brasil todo”, disse Bolsonaro na ocasião.
Na oportunidade, ele ainda saiu em defesa de Tarcísio quanto à principal crítica contra ele: a inexperiência com as questões técnicas do estado de São Paulo. Tarcísio é oriundo do Rio de Janeiro.
“Logicamente, não vai ser saber com profundidade e nem particularidade sobre certos problemas sobre o estado de São Paulo, assim como eu não sei do Brasil. Agora, o Tarcísio, pode sim, ser uma esperança para São Paulo”, enfatizou o presidente durante uma das lives semanais.
Para a realização de campanhas e propagandas eleitorais, inclusive pela internet, é necessário que o candidato aguarde até 16 de agosto do ano da eleição. Na quinzena que antecede o início das campanhas, no entanto, é possível fazer propaganda intrapartidária, com o objetivo de ser escolhido pelo seu partido para disputar um cargo eletivo.
*Metrópoles