Veja como ficaram as filiações em Alagoas

Com o fim da janela partidária (o prazo das filiações vai até a meia noite deste sábado, 2 de abril), já é possível fazer um balanço da “dança das cadeiras” em Alagoas.

Na bancada federal de Alagoas, as mudanças de legendas foram intensas. Na busca pela reeleição ou na disputa por outros cargos, 6 dos 9 deputados federais e 2 dos 3 senadores mudaram de partido.

Permanecem nos partidos pelos quais foram eleitos em 2018 apenas o senador Renan Calheiros (MDB), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), o líder do MDB na Câmara Federal, Isnaldo Bulhões, o deputado federal Pedro Vilela (PSDB) e o deputado federal Paulão (PT).

O senador Fernando Collor, que via disputar a reeleição como um dos favoritos, anunciou sua filiação ao PTB (ele estava no PROS) com uma publicação nas redes sociais ao lado do presidente Jair Bolsonaro, que será seu grande aliando nas eleições deste ano.

O senador Rodrigo Cunha confirmou, em carta ao PSDB, que deixa o partido para se filiar ao União Brasil. A filiação a nova legenda faz parte da estratégia eleitoral. Embora tenha mais quatro anos de mandato, Cunha vai disputar o governo e conseguiu reunir em seu palanque os apoios do prefeito de Maceió, JHC e do produtores da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

Entre os atuais deputados federais, a surpresa está na permanência de Pedro Vilela no PSDB. Ele tentará montar chapa no partido, mas as as chances são pequenas.

Tereza Nelma, que deixou o PSDB há duas semanas, confirmou sua filiação no PSD de Rui Palmeira. Ela deve ser a “puxadora” de votos de uma chapa montada com políticos de Maceió e da grande Maceió.

Nivaldo Albuquerque, que era do PTB vai tentar a reeleição pelo Republicanos.

Já o deputado federal Severino Pessoa deixa o Republicanos e vai disputar a reeleição no MDB. O partido foi o único, ao lado do PP, que conseguiu ampliar a bancada na Câmara dos Deputados. Com a permanência de Isnaldo, agora, são dois parlamentares

Arthur Lira também conseguiu ampliar o PP, que além dele passa a ter em sua bancada do deputado federal Marx Beltrão, que estava filiado ao PSD.

Paulão segue no PT, como era esperado. A novidade é a entrada de Sérgio Toledo no PV. Tudo indica ele será candidato à reeleição pela Federação PT/PV/PCdoB.
Veja como ficaram as filiações dos atuais deputados federais e senadores em Alagoas
Câmara Federal
Arthur Lira – PP

Isnaldo Bulhões – MDB

Nivaldo Albuquerque – Republicanos

Marx Beltrão – PP

Paulão – PT

Pedro Vilela – PSDB

Sérgio Toledo – PV

Severino Pessoa – MDB

Tereza Nelma – PSD
Senado federal
Fernando Collor – PTB

Rodrigo Cunha – União Brasil

Renan Calheiros – MDB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *