PM acusa agente da SMTT de abordagem ideológica por ter imagem de Lula preso no carro
Circula nas redes sociais um vídeo de oficial da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL) de folga denunciando que foi parado por agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) por ter, no carro particular, a imagem do ex-presidente Lula retratado como bandido. O militar alega que a abordagem dos agentes foi por questões “ideológicas”. A abordagem foi realizada em frente à loja Localiza, na Avenida Álvaro Otacílio, no bairro Jatiúca.
De acordo com o militar, que seria um coronel da PM, ele e sua esposa estavam circulando com veículo na Jatiúca, quando foram abordados pela SMTT. Os denunciantes alegam que o carro particular está dentro das normas e não tem nenhum tipo de irregularidade, como multa ou desabilitação de condutores. Já a SMTT informou que a legislação veda esse tipo de imagem no veículo.
Após a abordagem, é possível observar que há uma discussão entre o policial e os agentes. Os integrantes da SMTT alertam que estão apenas fazendo seu trabalho e que, portanto, não devem ter as imagens colocadas nas redes sociais como retaliação a suas atribuições na fiscalização do trânsito da capital.
Por meio de nota, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informou que a abordagem do veículo foi realizada com base no Código de Trânsito Brasileiro, que regulamenta que conduzir o veículo com vidros total ou parcialmente cobertos por películas refletivas ou não, painéis decorativos ou pinturas é uma infração grave.
A nota ainda informa que a medida administrativa para este tipo de caso é a retenção do veículo para regularização. O órgão frisa que a conduta dos agentes será devidamente apurada.