Trabalho preventivo evita que 600 toneladas de lixo cheguem às praias de Maceió

O cenário da areia da praia coberta por lixo após as chuvas tem sido combatido. As ações de prevenção da Prefeitura de Maceió reduziram o quantitativo de lixo em 66,5% entre 2021 e 2022. O trabalho também evitou que 340 toneladas de lixo chegassem ao Riacho Salgadinho.

Entre janeiro e março de 2021, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) retirou 897,4 toneladas de lixo da areia da praia. Já durante o mesmo período em 2022, as equipes recolheram 300,7 toneladas. Ou seja, houve uma redução de 66,5%, o que significa que 596,7 toneladas de resíduos deixaram de chegar à praia. Os resíduos são provenientes de descarte irregular e arrastados pelas águas pluviais.

Ao considerar que uma caçamba suporta carregar até 18 toneladas de resíduos, pode-se dizer que o trabalho preventivo evitou 34 viagens com uma caçamba para retirar todo o lixo que estaria espalhado pela areia da praia.

As ações preventivas da Prefeitura de Maceió garantiram esse avanço. Uma delas é da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra). O serviço de limpeza de galerias de águas pluviais segue nos bairros da parte alta e baixa da capital.

A Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável também implantou redes de contenção em canais, o que evitou que entulhos da parte alta chegassem a galerias na parte baixa.

*Com assessoria

*Gazeta web

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *