Com articulação de Collor, Câmara aprova PEC que garante piso salarial de agentes de saúde e endemias
A Câmara dos Deputados aprovou, na sessão dessa quarta-feira (23), a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 22, que garante o pagamento de dois salários mínimos para os agentes de saúde e de endemias. A matéria entrou em votação após articulação do senador Collor (PROS) junto ao presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP). Agora, a PEC vai ao Senado Federal.
Collor celebrou a aprovação e já adiantou que vai trabalhar para que a proposta seja também analisada no plenário do Senado. “Essa é uma grande vitória. Conte com o nosso trabalho também no Senado. Como presidente responsável pela implantação do Programa Nacional de Agentes Comunitários de Saúde, em 1991, sinto-me particularmente feliz com essa grande conquista”, expôs o parlamentar.
Collor lembrou ainda que agentes nunca pararam, inclusive no auge da pandemia. Ele também mobilizou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que manifestou apoio à causa dos agentes.
“Toda essa mobilização que a gente realiza é fruto do reconhecimento do trabalho que eles desempenham não só em Alagoas, como em todo o Brasil. Vamos trabalhar para garantir aprovação da PEC 22 também no Senado”, frisou.
O senador destacou ainda o importante papel de Arthur Lira para colocar o tão sonhado piso nacional dos agentes de saúde em votação na Câmara Federal. “A quem agradeço pela sensibilidade de pautar a PEC”, completou Collor.
Nas redes sociais, Arthur Lira declarou que as categorias de saúde têm o seu compromisso. “Eles, que têm o nosso respeito e reconhecimento, precisam ter a segurança da fixação do piso salarial. Profissionais da saúde básica em cada um dos municípios brasileiros são essenciais para melhorar a vida da população”, expressou Lira.
O presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias do Agreste de Alagoas (Sindagreste), Jader Albuquerque, reconheceu que o apoio do senador Collor foi decisivo para a PEC fosse colocada em votação. “Como articulador, o apoio do senador foi importante demais para que a proposta fosse aprovada. Nosso reconhecimento ao trabalho do senador”, disse Jader, acrescentando que o desejo é que Collor assuma a relatório da PEC. “Sabemos do seu compromisso com todos os agentes”, completou ele.
*Gazeta web