Alagoas realiza quarto transplante de fígado do Estado
O quarto transplante de fígado em Alagoas ocorreu nesta quarta-feira (16) na Santa Casa de Maceió e o doador é um homem, de 42 anos, que morreu vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). A receptora é uma mulher de 54 anos, moradora de Matriz do Camaragibe. A doação foi permitida após a confirmação da morte encefálica do paciente e a família concordar com a cirurgia.
A cirurgia, que é de alta complexidade, foi financiada pelo Sistema Único de Saúde, na Santa Casa de Maceió, que é uma unidade de saúde credenciada pelo Ministério da Saúde para realizar o procedimento. Esse já é o quarto transplante de fígado realizado em Alagoas, que começou a executar esse tipo de cirurgia, em abril de 2020.
A paciente que recebeu o órgão estava na fila de transplante há dois meses porque sofria de doença policística. A lista de transplantes é única, tem ordem cronológica de inscrição e os receptores são selecionados para receber os órgãos em função da gravidade ou compatibilidade sanguínea e genética com o doador.
A paciente agora se encontra na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), foi extubada e o fígado está funcionando bem, conforme boletim médico.
*Com assessoria