Governo de Alagoas desobriga uso de máscaras em locais abertos e deixa decisão sobre locais fechados a critério de cada prefeitura
O governo de Alagoas deciciu retirar a obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes abertos em todo o estado a partir desta terça-feira (15). Sobre ambientes fechados, o governador Renan Filho (MDB) disse que a orientação do governo é de que o uso permaneça obrigatório, mas a decisão fica a critério de cada prefeitura.
O novo decreto deve ser publicado ainda nesta terça em edição suplementar do Diário Oficial do Estado.
“Em Alagoas, nós vamos liberar as máscaras em ambientes externos e vamos manter a orientação de uso de máscara em ambientes internos, mas vamos facultar a cada Município que avalie as condições sanitárias da sua cidade, porque há cidade pequenas, cidades onde a incidência da Covid é bem menor, e aí o prefeito pode tomar uma decisão mais adequada a sua realidade”, disse o governador.
Contudo, Renan Filho recomenda que as máscaras sejam mantidas nos espaços fechados. “A orientação do Estado é: ambiente externo, está liberado; ambiente interno, o Estado orienta aos Municípios que mantenham as máscaras, mas faculta aos Municípios que tomem uma decisão acerca disso”.
O governador também disse que a liberação da máscara pode ser revista pelo Estado, a depender dos indicadores da pandemia. “Estamos flexibilizando porque vivemos um período pós-vacina. Mas estamos em plantão permanente, ainda enfrentando uma pandemia, então toda decisão está sujeita a revisão, caso o cenário [epidemiológico] mude”.
Governador Renan Filho anuncia em coletiva o fim da obrigatoriedade do uso de máscara em locais abertos em Alagoas — Foto: Reprodução/Facebook
A lei estadual que tornou o uso de máscara obrigatório em Alagoas entrou em vigor em abril de 2021. A medida valia para locais públicos e privados, abertos e fechados.
Mas Maceió se antecipou ao decreto estadual e tornou facultativo o uso de máscaras em qualquer ambiente, aberto e fechado. Arapiraca foi a segunda cidade a desobrigar o uso do equipamento de proteção contra o coronavírus.
Para a Sociedade Alagoana de Infectologia, este ainda não é o momento de deixar de usar máscara, principalmente em ambientes fechados.
“Nossa recomendação é que, principalmente nos locais fechados, e mais ainda aqueles indivíduos idosos, com comorbidade e imunossuprimidos não devem se abster do uso de máscaras”, orienta a presidente da entidade, Vânia Pires.
Os infectologistas também estão preocupados com a proximidade da quadra chuvosa, que começa no mês de abril. “Está chegando o inverno, nós sabemos que a gripe é sazonal e estamos esperando a temporada das doenças respiratórias, síndromes gripais, que podem ser confundidas com outras doenças e com a própria Covid”, disse Vânia Pires.