Maceió torna facultativo uso de máscaras em locais abertos e fechados
A partir desta segunda-feira (14), o uso de máscaras será facultativo em Maceió, conforme anúncio feito na manhã de hoje, pelo prefeito JHC. A medida se dá após o avanço na vacinação e a redução dos casos de Covid-19.
Nas redes sociais, o chefe do Executivo Municipal informou que a medida vale para locais públicos e privados, abertos e fechados.
Quanto aos estabelecimentos privados, estes poderão – a seu critério – exigir a máscara dos clientes.
A decisão se deve graças ao envio de vacinas pelo governo federal e ao compromisso da população para com a campanha de imunização.
Além disso, o prefeito anunciou que locais de eventos também poderão contar com a capacidade máxima, inclusive, ambientes esportivos, como estádios e ginásios. Porém, o gestor faz um alerta: “Está com sintomas de gripe? Evite aglomerações e use a máscara em locais públicos”.
SÃO PAULO
Na última quarta-feira (9), o governador João Doria (PSDB) anunciou a suspensão da obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre em todo o Estado, porém, ainda existem algumas dúvidas sobre como fica o uso do equipamento de proteção individual em locais fechados com estruturas abertas, como terminais de ônibus e plataformas de estações de trem.
No Estado, o uso da máscara passou a ser opcional em locais, como vias públicas, parques, shows e eventos ao ar livre.
- Sem máscara: ruas, praças, parques;
- Com máscara: ambientes fechados, como lojas e supermercados
- Até o momento, o uso da máscara continua obrigatório mesmo em estações de trens em que a plataforma é um espaço aberto;
- Nas escolas, o uso da máscara continua obrigatório, porém não será necessário o uso em quadras esportivas, mesmo que tenham cobertura.
- Os terminais de ônibus da EMTU irão seguir a decisão dos municípios da região Metropolitana. Em terminais da capital, o uso da máscara é opcional.
RIO
A flexibilização também contempla o Rio de Janeiro, onde moradores não precisam mais usar máscaras em qualquer lugar. Uma edição extra do Diário Oficial, publicada na tarde da última segunda-feira (7), trouxe um decreto do prefeito Eduardo Paes (PSD) com o fim da obrigatoriedade.
*Gazeta web