Sustentabilidade e economia: Uso de energia solar tem crescido no mercado Alagoano
Com um aumento de 300%, a busca por energia solar tem sido a alternativa encontrada entre os alagoanos para reduzir, e até substituir, a conta de luz. O uso de fontes fotovoltaicas é um investimento que, além da economia, traz sustentabilidade quando o assunto é o consumo de bens naturais.
Além do interesse do consumidor, o mercado tem caminhado de forma a facilitar a aquisição de tecnologia para geração da energia solar. A exemplo disso, estão a possibilidade da liberação de cartas de crédito para o financiamento, por parte de bancos, e, também, o texto legal – chamado de marco legal da energia própria – aprovado pelo presidente Jair Bolsonaro, que prevê descontos até 2045 para consumidores que aderirem à energia solar até o próximo ano.
Investimento e conforto
Os benefícios para aqueles que optam por investir em uma energia mais limpa pode ser visto no momento do pagamento da conta de energia. Tácio Camelo, empresário no ramo, explica que os valores, no momento de investir, podem variar devido ao modelo do equipamento, garantia e orçamento, escolhido pelo cliente.
“É um investimento que gera conforto, economia financeira, payback (retorno financeiro a médio prazo), além de desafogar o sistema da concessionária. É uma energia limpa e renovável”, comenta o empresário.
O uso da energia solar se dá através da quantidade que determinado sistema conseguiu gerar, podendo existir um abatimento nas contas dos meses subsequentes caso a geração de energia ultrapasse a quantidade consumida. Esse saldo positivo, chamado de crédito, pode ser utilizado também de maneira comunitária, é o que explica a empresa Equatorial Energia, responsável pela aprovação do projeto de concessão da instalação das placas fotovoltaicas em Alagoas.
Segundo a Equatorial, existe a possibilidade de o consumidor utilizar esses créditos em outras unidades previamente cadastradas dentro da mesma área de concessão e caracterizada como autoconsumo remoto, geração compartilhada ou integrante de empreendimentos de múltiplas unidades consumidoras, como é o caso de condomínios.
Tarifas e procedimentos
Aqueles que optam pela instalação de um sistema solar em sua residência não ficam isentos de taxas, porém possuem uma redução significativa, sendo cobradas as tarifas municipais, estaduais e federais, mesmo que o cliente gere mais do que consome.
Para que ocorra a instalação do sistema, o interessado deve buscar por uma empresa que realize o serviço. A partir disso, será realizado um projeto técnico pela empresa e apresentado posteriormente à concessionária da região, no caso de Alagoas, a Equatorial Energia, que fornecerá um parecer técnico de acesso ao imóvel.
A Equatorial complementa que, após a aprovação deste parecer, o sistema solar é montado pela empresa contratada e, na sequência, é feita a solicitação de uma vistoria e conexão junto à concessionária. A partir daí, técnicos da Equatorial vão até a unidade consumidora e fazem a substituição do medidor comum, por um medidor bidirecional, cuja função será a de apurar a geração de energia e o consumo.
*Gazeta web