Operação do Governo Federal combate crimes de violência contra a mulher em Alagoas; 16 pessoas foram presas
Uma operação conjunta do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) cumpre, nesta terça-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, mandados de prisão e de busca e apreensão e fiscalização de medidas protetivas em Alagoas. A operação Resguardo II também acontece nos demais Estados do país e no Distrito Federal.
Em Alagoas, pelo menos 16 pessoas foram presas até o momento. A operação é coordenada pela delegada da Polícia Civil (PC), Fabiana Leão. Segundo ela, já foram cumpridos 26 mandados dos 46 expedidos. O maior número de mandados está concentrado no interior.
Ao todo, 84 policiais civis participam da operação.
“A operação é fruto de uma força-tarefa da PC e Judiciário de Alagoas, que julgou mais de 100 processos, a fim de garantir mais segurança para as vítimas. Com essa ação, é esperado que as mulheres denunciem mais, que procurem seus direitos. Caso uma mulher seja agredida, é preciso que ela procure uma delegacia ou um distrito mais próximo, a fim de garantir a proteção”, disse Fabiana.
A delegada informou que o maior número de casos de violência contra a mulher se concentra no interior devido à escassez de serviços de segurança nos municípios. Acrescenta, ainda, que a pandemia aumentou o número de ocorrências.
A primeira edição da operação foi realizada de janeiro a março de 2021, e mais de 10 mil pessoas foram presas em todo o país.
*Gazeta web