Polícia Federal cumpre 11 mandados de busca em Maceió, Barra de São Miguel e Paripueira
A Polícia Federal cumpre, na manhã desta sexta-feira (4), 11 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal nas cidades de Maceió, Paripueira e Barra de São Miguel, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa suspeita de lavagem de dinheiro.
A operação “Edema” é parte de uma investigação instaurada em 2021 para apurar a atuação de um grupo responsável pela movimentação e ocultação de grandes valores de origem desconhecida, obtidos através de diversos saques realizados em agências da Caixa Econômica Federal em Maceió neste ano e no ano passado.
A Polícia Federal conseguiu identificar os operadores do esquema, que são as pessoas responsáveis por efetuar, diariamente, dezenas de saques e depois realizar depósitos e pagamentos em favor de empresas privadas. Os depósitos ocorriam em contas de outros bancos, reinserindo os valores no sistema financeiro.
De acordo com a Polícia Federal, o tempo gasto pelo grupo nos caixas eletrônicos, movimentando elevados valores de forma criminosa, chamou a atenção dos investigadores, mas não há detalhes se as transações era rápidas ou demoravam mais que o normal.
A investigação busca identificar a origem dos valores sacados e apontar beneficiários do esquema mediante a análise dos materiais e documentos apreendidos.
*G1