Itaú restaura acessos após erro em saldos e app fora do ar, mas clientes ainda reclamam de problemas
Alguns clientes do Itaú seguem reclamando de problemas de acesso e nas informações em suas contas nesta sexta-feira (4), um dia após falhas que mostraram erros em saques e depósitos e, mais tarde, bloquearam o acesso de clientes a suas contas pelos canais digitais.
Na noite de quinta-feira, o banco informou que seus canais digitais estão sendo liberados “gradativamente”. Os extratos e os saldos das contas correntes estão atualizados com os valores “integralmente recompostos”, acrescentou o banco.
“A origem do problema teve relação com um atraso no processamento de dados. Portanto, a causa não teve relação com quaisquer eventos externos. O Itaú lamenta o transtorno”, disse a instituição na quinta-feira.
Nas redes sociais, no entanto, havia novas reclamações na manhã desta sexta. O g1 voltou a procurar o banco, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
Ao longo da quinta-feira, muitos clientes reclamaram que foram feitos saques não identificados – enquanto outros apontaram a entrada de dinheiro não especificado. Em vários casos, pagamentos feitos retornaram às contas dos clientes.
Qual foi o problema?
Clientes reclamaram que foram feitos saques não identificados – enquanto outros apontaram a entrada de dinheiro não especificado. Em vários casos, pagamentos feitos retornaram às contas dos clientes.
No início da tarde, correntistas também passaram a relatar dificuldades para acessar o aplicativo do banco. Também não era possível aos correntistas acessar o site do banco.
Quais falhas são admitidas pelo banco?
O Itaú diz que a pane afeta a demonstração do extrato e saldo de conta corrente.
O aplicativo saiu do ar?
Sim. O banco informou na quinta que seus canais digitais estavam sendo liberados “gradativamente”.
O que gerou o problema?
Segundo o banco, o problema estava relacionado “com um atraso no processamento de dados bancários, o que gerou a necessidade de reprocessamento destes.”
O banco afirma, portanto, que a pane “não tem relação com quaisquer eventos externos” – ou seja, não ocorreu nenhum tipo de ataque.
Há previsão de restabelecimento?
Nas redes sociais, o banco disse que os serviços foram restabelecidos na tarde desta quinta-feira, mas usurários continuaram reclamando de instabilidade.
Todos os clientes enfrentaram problemas?
Não. O banco diz que apenas parte dos correntistas foi afetada.
Meu dinheiro sumiu?
Não. Os saldos das contas correntes já foram restaurados pelo banco.