Itaú restaura acessos após erro em saldos e app fora do ar, mas clientes ainda reclamam de problemas

Alguns clientes do Itaú seguem reclamando de problemas de acesso e nas informações em suas contas nesta sexta-feira (4), um dia após falhas que mostraram erros em saques e depósitos e, mais tarde, bloquearam o acesso de clientes a suas contas pelos canais digitais.

Na noite de quinta-feira, o banco informou que seus canais digitais estão sendo liberados “gradativamente”. Os extratos e os saldos das contas correntes estão atualizados com os valores “integralmente recompostos”, acrescentou o banco.

“A origem do problema teve relação com um atraso no processamento de dados. Portanto, a causa não teve relação com quaisquer eventos externos. O Itaú lamenta o transtorno”, disse a instituição na quinta-feira.

Nas redes sociais, no entanto, havia novas reclamações na manhã desta sexta. O g1 voltou a procurar o banco, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

Ao longo da quinta-feira, muitos clientes reclamaram que foram feitos saques não identificados – enquanto outros apontaram a entrada de dinheiro não especificado. Em vários casos, pagamentos feitos retornaram às contas dos clientes.

Qual foi o problema?

Clientes reclamaram que foram feitos saques não identificados – enquanto outros apontaram a entrada de dinheiro não especificado. Em vários casos, pagamentos feitos retornaram às contas dos clientes.

No início da tarde, correntistas também passaram a relatar dificuldades para acessar o aplicativo do banco. Também não era possível aos correntistas acessar o site do banco.

Quais falhas são admitidas pelo banco?

Itaú diz que a pane afeta a demonstração do extrato e saldo de conta corrente.

O aplicativo saiu do ar?

Sim. O banco informou na quinta que seus canais digitais estavam sendo liberados “gradativamente”.

O que gerou o problema?

Segundo o banco, o problema estava relacionado “com um atraso no processamento de dados bancários, o que gerou a necessidade de reprocessamento destes.”

O banco afirma, portanto, que a pane “não tem relação com quaisquer eventos externos” – ou seja, não ocorreu nenhum tipo de ataque.

Há previsão de restabelecimento?

Nas redes sociais, o banco disse que os serviços foram restabelecidos na tarde desta quinta-feira, mas usurários continuaram reclamando de instabilidade.

Todos os clientes enfrentaram problemas?

Não. O banco diz que apenas parte dos correntistas foi afetada.

Meu dinheiro sumiu?

Não. Os saldos das contas correntes já foram restaurados pelo banco.

*Gazeta web

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