Após fugir da Ucrânia, jogador Pedrinho e família estão em segurança em hotel da Romênia
Está em segurança em Bucareste, capital da Romênia, o grupo de brasileiros que tentava deixar a Ucrânia após o começo da invasão russa ao país. No grupo está o jogador alagoano Pedrinho, de 23 anos, e sua família, que tem uma bebê de apenas dois meses de idade. O grupo agora aguarda vagas em um voo comercial para voltar ao Brasil.
Ao g1, o atleta confirmou que o grupo seguirá em um voo para Paris, na França, de onde pegará outro voo para o Brasil. “De Guarulhos seguiremos para Maceió. Graças a Deus estamos todos em paz agora”, disse Pedrinho.
No perfil dele no Instagram, Pedrinho agradeceu as orações e a torcida de todos para que o grupo pudesse chegar a um local seguro.
“Quero agradecer a tantas pessoas que se preocuparam conosco, que ficaram em oração durante todo esse tempo. Graças a Deus saímos da Ucrânia e estamos bem, mas o coração segue apertado por todos que lá estão. Que as orações continuem e que Deus tome a frente”, disse o jogador numa postagem no Instagram.
Pedrinho atua pelo clube ucraniano Shakhtar Donetsk, e relatou em vídeos que ele e um grupo de brasileiros estavam ficando sem água e comida no hotel onde estavam, em Kiev, capital da Ucrânia.
O empresário do jogador, Will Dantas, confirmou que o grupo de brasileiros estava em um hotel de Bucareste, na Romênia e que estavam todos bem. “Para mim foi um alívio danado. Foram quatro dias terríveis. Não conseguia nem dormir, falando com ele a cada 20 minutos, meia hora, mas graças a Deus, deu tudo certo”, afirmou o empresário.
O empresário disse que orientou o jogador a descansar um pouco e ficar com a família. “Pedi para ele ficar em paz. Foram dias de muita tensão e muito desgaste emocional. Você sabe que ele está com uma filhinha de dois meses, não é? então agora é aquele momento em que a adrenalina está baixando. Quero deixar ele quietinho porque ele deve ter passado pela pior sensação, de estar no meio de uma guerra, vendo pessoas mortas pessoas sendo atingida por tiros, realmente muito difícil”, concluiu o empresário.
A Romênia é um país que faz fronteira com a Ucrânia no sudeste europeu e é um dos destinos dos refugiados que fogem do confronto com os russos.
Rússia x Ucrânia
A crise entre a Rússia e a Ucrânia se agravou quando os russos começaram a acumular militares em regiões próximas da fronteira entre os dois países, já no fim de 2021. Inicialmente, os russos negaram que tinham pretensões de invadir o país vizinho. No entanto, em 21 de fevereiro, o presidente Vladimir Putin tomou duas decisões:
Pouco após o anúncio da invasão feito por Putin, começaram relatos na imprensa de sons de explosões e artilharia nas cidades ucranianas de Kharkiv e Kiev, entre outras. O aeroporto da capital foi esvaziado e teve os voos suspensos. Centros de comando militar nessas duas cidades foram atacados com mísseis, segundo disse uma fonte do Ministério do Interior a um site ucraniano.