Explosão gerada por álcool em gel causou morte de jogador do São Caetano em SP

O acidente que matou o jogador Daniel Asafi Rodrigues de Arruda, de 14 anos, atleta das categorias de base do São Caetano e filho do ex-jogador do Santos e atual treinador do São Caetano, Axel Rodrigues Arruda, ocorreu após uma explosão em um réchaud. Segundo informações apuradas pelo g1 nesta quarta-feira (23), as chamas do utensílio, um fogareiro para esquentar comida, entraram em contato com álcool em gel.

A informação foi confirmada ao g1 pela polícia. O réchaud ajuda a deixar as refeições mais quentes, e costuma ser utilizado no consumo de fondues. Por haver opções a gás, o manuseio incorreto pode causar acidentes.

“O importante é que ele seja utilizado por um adulto. Por vezes, pode haver combustão descontrolada no equipamento”, alerta o engenheiro de incêndios Adriano Calvalhar da Silva.

O especialista explica que o mecanismo precisa ter uma válvula de segurança. “Às vezes, as pessoas querem ensinar crianças como fazer, como acender, mas não é o ideal. Com o álcool líquido, é um pouco mais fácil [de um acidente ocorrer]. Antigamente, acontecia muito”, completa Adriano.

O engenheiro recomenda que o utensílio não fique próximo a objetos que possam facilitar a combustão, como plástico.

Relembre o caso

Segundo informações apuradas pelo g1, o acidente ocorreu no dia 13 de fevereiro, na casa do treinador de Daniel, em Santos, durante uma confraternização. O jovem foi o mais atingido e acabou levado em estado grave para o hospital. Após o acidente, todos foram encaminhados para a Santa Casa de Santos, mas Axel e Marquinhos tiveram alta médica logo em seguida.

Daniel era atleta das categorias de base do São Caetano. Nesta terça-feira, o clube divulgou uma nota informando o falecimento do jovem.

“É com muito pesar que o São Caetano anuncia o falecimento de Daniel Asafi Rodrigues de Arruda, filho do treinador Axel e nosso atleta nas categorias de base. Daniel havia sofrido um acidente doméstico há dez dias e se encontrava internado desde então em um hospital na cidade de Santos.

Hoje pela manhã, ele não resistiu ao processo de recuperação e veio a entrar em óbito. Toda a diretoria, funcionários e atletas se solidarizam com a dor de familiares e amigos e externam suas condolências neste momento de tristeza. Mais informações sobre velório e sepultamento o clube irá divulgar nas próximas horas em seus canais oficias”, disse o clube.

Nas redes sociais, o São Caetano também fez uma homenagem ao jovem.

“Anjo Daniel, garoto de sorriso fácil e contagiante. Hoje nos deixa nesse plano, mas será sempre uma estrelinha iluminando os jogos do Azulão. Que Deus o receba de braços abertos para o descanso eterno. Família Azulão de Luto. #ForçaAxel”.

Homenagem do irmão

Axel Junior, irmão de Daniel, usou as redes sociais para homenagear o jovem.

“Hoje meu favorito foi morar com Jesus. A melhor parte de mim se foi, mas entendo os planos de Deus. No dia ruim, glorifico a Deus por ter tido o prazer e a alegria de desfrutar da companhia do Daniel durante seus 14 anos de vida. Será eterno em minha memória. Também sou grato a Deus, pois a morte com Cristo é vida, e morrer com Deus é lucro. Meu irmão foi a pessoa mais carinhosa que conheci em 26 anos. Deus me deu, Deus levou, glorificado seja o nome do senhor! Te amarei para sempre”, diz a postagem de Axel Junior.

Axel

Axel começou a carreira nos juvenis do Santos, ao lado de jogadores como Zé Renato e Marcelo Passos. Ele ganhou destaque em 1993, e foi negociado com o São Paulo no ano seguinte. Antes, porém, chegou a defender a seleção brasileira. Axel ficou no São Paulo até 1997. Depois, defendeu o Sevilla, da Espanha, entre 1997 e 1998, e voltou ao Brasil para jogar pelo Bahia. Ele ainda teve passagens pelo Sport, Botafogo de Ribeirão Preto, Cerezo Osaka-Japão, Portuguesa Santista, Figueirense, Campinense, Portuguesa Santista, Pelotas e Santacruzense.

Após longa carreira de jogador, Axel seguiu sua trajetória no futebol como técnico. O início de sua vida na função se deu no Jabaquara, onde comandou a equipe sub-20 do clube santista. Em 2017, o ex-meia foi contratado pelo Clube Atlético Taboão da Serra. Em 2020, foi anunciado como novo treinador da Portuguesa Santista, onde ficou até 10 de maio de 2021. Atualmente, ele comanda a equipe do São Caetano.

*Gazeta web

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *