Candidato ao Senado, Mourão pode ter assumido Planalto pela última vez

Arte: Yanka Romão/Metrópoles

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), pode ter ficado no comando do país pela última vez na semana passada, quando Bolsonaro visitou a Rússia e a Hungria. Isso porque Mourão anunciou que deve lançar candidatura para o Senado nas eleições deste ano.

A lei estabelece que vices (vice-presidente, vice-governador e vice-prefeito) que disputarão outros cargos não precisam deixar o mandato, mas não podem substituir o titular nos seis meses anteriores ao pleito. Como a eleição será em 2 de outubro, o general não poderá assumir a presidência interina a partir de 2 de abril.

Mourão ficou uma semana à frente da República enquanto Bolsonaro foi à Rússia e à Hungria. Ao longo de todo o período de governo, o general exerceu a Presidência ao menos 20 vezes.

Algumas dessas ocasiões ocorreram em razão de viagens internacionais ou quando o presidente Jair Bolsonaro (PL) foi internado para tratar problemas de saúde provenientes da facada que levou em 2018, em Juiz de Fora, Minas Gerais, durante campanha eleitoral.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *