Maceió teve chuva típica de verão e em volume acima do esperado, diz meteorologista
A chuva que caiu na Região Metropolitana de Maceió, na noite desse domingo (20), e que pegou muita gente de surpresa, é uma típica chuva de verão, conforme o meteorologista Vinicius Pinho, da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). Ele diz que choveu mais do que o esperado para o período.
Foram 40 milímetros em pouco mais de meia-hora de temporal, suficientes para alagar diversas ruas, principalmente na parte baixa da cidade.
Pinho explica que a chuva de verão cai devido ao forte calor e à unidade relativa do ar. É o que os especialistas chamam de gradiente de temperatura.
Video: Maceió registra trovões e fortes chuvas na noite de domingo
“Quando eu falo de gradiente eu me refiro à diferença de temperatura do dia para a noite. Muito quente durante o dia, com céu claro e poucas nuvens, e durante a noite, acaba por resfriar mais”, esclarece.
Segundo ele, estes fatores quando se combinam acabam por formar nuvens de grande desenvolvimento vertical, geralmente associadas a pancadas fortes e rápidas de chuvas, sem falar na incidência de raios.
O meteorologista prevê pancadas rápidas de chuvas em Maceió, na noite desta segunda-feira (21), mas não acredita que a população será, novamente, surpreendida com o mesmo volume de chuvas, como ocorreu na noite desse domingo.
*gazeta web