Cineasta alagoano lança longa Transversais neste sábado em Maceió

O primeiro longa do roteirista e diretor Émerson Maranhão, Transversais terá pré-estreia em Maceió neste sábado, (19), às 20h15,, no Centro Cultural Arte Pajuçara. A sessão de pré-estreia será seguida de debate com o diretor, alagoano de Arapiraca radicado há mais de 20 anos em Fortaleza.

No circuito comercial o documentário estará nos cinemas a partir do dia 24 de fevereiro, em Maceió, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Fortaleza. A exibição em outras praças será informada nos próximos dias.

O longa fez parte da seção Programa Queer.doc do 29o Festival Mix Brasil, e também esteve em outros Festivais brasileiros como a 45a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, e o Cine Ceará. Foi premiado como o Melhor Longa Brasileiro e Melhor Roteiro do 15º For Rainbow e recebeu Menção Honrosa no 16º Fest Aruanda.

Dirigido por Émerson Maranhão e produzido por Allan Deberton (Deberton filmes), o documentário apresenta os depoimentos de quatro pessoas trans que resgatam suas histórias, seus processos de autodescoberta e de trânsitos e jornadas, além de também de uma mulher cisgênero, mãe de uma adolescente trans.

O crítico Rodrigo Fonseca, do Estadão, que assistiu ao filme durante o Fest Aruanda, o filme é arrebatador. “A projeção de Transversais no Aruanda foi de um arrebatamento dos mais comoventes. Mas não é um doc que contagia só pela urgência de sua causa ou pela beleza de sua peleja ética. Émerson construiu o que se chama de ‘filme de cinema’, com uma potência plástica singular em seu arranjo de montagem”. E ele completa: “Mas há mais do que delicadeza em Transversais: há uma mirada investigativa capaz de envolver a plateia a partir da triagem das micro violências que cerca o cotidiano de quem está transicionando.

Em Tranversais, escreveu o Uol, as histórias dialogam e se complementam. “Sem deixar de dar espaço para a individualidade de cada personagem, o filme passa por temas comuns entre eles e também aproxima suas realidades da população cisgênero.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *