Rebelde com causa: Piovani sempre esteve um passo à frente da Globo

O nome de Luana Piovani voltou à crista da onda na última semana devido ao fato da atriz ter proibido a participação dos filhos no Almoço do Anjo do BBB22. Em vídeo publicado nos Stories, a ex de Pedro Scooby disse ter feito o seu papel de mãe ao proteger a imagem das crianças. Mas engana-se quem pensa que este foi o primeiro “ato de rebeldia” de Luana, que é conhecida por quebrar tabus em tudo o que faz.

Revelada na TV em Sex Appeal, de 1993, Luana Piovani foi a primeira atriz global a questionar o modelo de contrato da Globo e propôs o contrato por obra, o que na época foi visto como burrice pela classe artística e pela própria emissora. Anos se passaram, a crise bateu à porta, e o que aconteceu? Hoje grande parte dos atores e atrizes do canal carioca assinam apenas e exclusivamente contratos de curta duração para fazer as novelas ou séries da casa.

Já em 1997, a atriz e apresentadora denunciava os métodos de trabalho de Boninho e cia. Um dos casos mais emblemáticos foi quando a mãe de Dom, Bem e Liz disse ter sido cortada de última hora de uma novela das 18h, onde contracenaria com Luiza Brunet, e afirmou ter sido  obrigada a trabalhar na temporada de 1997 de Malhação. “Eu saí e fiquei curtindo minha fossa, fiquei calada. O Boninho me ligou e disse: ‘Oi Luana, tô aqui dirigindo Malhação’. Falei: ‘Preciso de um tempinho aqui… Porque doeu’. ‘Tá bom’. Ele desligou e dois dias depois mandou um telegrama na minha casa confirmando a minha estreia”, disse ela sobre o ocorrido.

Piovani foi também uma das primeiras a trazer à luz os casos de assédio sexual que ocorriam dentro da Globo. Isso muito antes das redes sociais terem tornado o movimento algo maior. A atriz já revelou ter sido recebido uma “passada de mão” na coxa e afirmou que reagiu, colocando um diretor da emissora em seu devido lugar.

Outro assunto que à época parecia banal para alguns, mas que hoje é tema de debates importantes em todas as emissoras e redações: o abuso das lentes dos paparazzi, que hoje se transformou nas lentes dos smartphones. Luana nunca foi fã do tipo de abordagem de fotógrafos que viviam atrás dela para descobrir se ela estacionava o carro no Leblon, assim como Caetano Veloso, ou com quem ela estava namorando. A atriz, aliás, já criticou o renomado Profissão Repórter por ter usado sua imagem sem autorização num dos episódios. Na cena em questão, Luana era perseguida por fotógrafos.

O Chupa Boninho dela não é de hoje. Luana sempre esteve à frente da Globo e nunca baixou a cabeça para a maior empresa televisiva da América Latina com medo de ficar sem salário. E é claro que não seria o BBB que faria isso, não é mesmo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *