Defensoria Pública alerta à população sobre os cuidados necessários para consultar valores a receber no Banco Central do Brasil
A defensora pública da Secção de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública do Estado, Norma Suely Negrão, alerta os cidadãos alagoanos sobre a necessidade de atenção e cuidado redobrado na proteção de dados pessoais, na hora de efetuar a consulta dos valores esquecidos nos bancos brasileiros, que pode ser acessado no site do Banco Central do Brasil (BCB).
De acordo com o Banco Central do Brasil, mais de R$ 8 bilhões estão disponíveis para saques. Os valores correspondem às contas antigas, sem movimentação, e outras situações que cabem a devolução dos valores. A consulta está liberada desde essa segunda-feira (14), no site https://valoresareceber.bcb.gov.br/, seguindo o calendário de consultas e saques, desenvolvido pelo BCB, para evitar “congestionamento” virtual.
A defensora pública alerta os cidadãos que utilizem apenas o site disponibilizado pelo Banco Central para realizar a consulta. Na página do BCB estão disponíveis, gratuitamente, todas as informações básicas para a consulta e retirada dos valores, incluindo o link para a página de consulta, calendário e passo a passo.
“É preciso ter muito cuidado para não cair em golpes. Vale ressaltar que o site do Banco Central é o único oficial. Não utilize outros sites ou links enviados por e-mail, mensagem de texto, Facebook, Instagram, Whatsapp, Telegram ou qualquer outra rede social. Nenhum banco, incluindo o Banco Central, bem como seus funcionários vão entrar em contato com você, ligar ou mandar mensagens. Não forneça seus dados para pessoas desconhecidas”, reforça.
Além do mais, de acordo com a defensora Norma Negrão, é importante observar, também, os documentos que a população assina. “Não assine qualquer documento ou procurações para terceiros, com a finalidade de liberar o saque dos valores correspondentes, sobretudo, se for uma pessoa desconhecida ou que se apresenta como membro da equipe do Banco Central, na internet. A consulta é simples e não necessita de auxílios de terceiros desconhecidos”, pontua.
A defensora informa que, em caso de dúvidas, o cidadão hipossuficiente, residente na capital, pode procurar a Defensoria Pública do Estado, através do Núcleo do Consumidor, situado na subsede da instituição, localizado na Avenida Comendador Leão, no Poço, pelo horário da manhã.
Já os moradores do interior, bastam procurar atendimento na sede da Defensoria Pública na sua cidade.