Polícia indicia professor universitário aposentado por injúria racial contra vendedor em shopping de Maceió
A Polícia Civil de Alagoas concluiu o inquérito sobre a injúria racial sofrida pelo jovem Luís Felipe Mesquita, vendedor na loja Centauro, no Parque Shopping, em Maceió, na época da denúncia. O delegado Robervaldo Davino, do 6º Distrito Policial, indiciou nesta quarta-feira (9) o professor universitário aposentado, de 68 anos, pelos crimes de injúria racial, perseguição e ameaça.
O jovem de 27 anos, que é negro, denunciou que sofreu agressões e ameaças de Lauro Farias Júnior, professor aposentado do curso de economia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), durante os quatro meses que trabalhou no shopping.
Na denúncia, Luis Felipe relatou que foi perseguido e ameaçado pelo professor aposentado, que fazia gestos de tesoura e de macaco, com ofensas e ameaças. A vítima relatou que o caso mais grave foi quando o agressor entrou na loja, puxou seu cabelo black power e falou: “Se eu tivesse fósforo, eu tocaria fogo em você”.
O delegado disse que Lauro Farias Júnior foi ouvido na delegacia, e negou as acusações. “Ele nega as acusações, mas temos indícios de que os crimes foram cometidos, inclusive por meio de depoimentos de testemunhas”.
O inquérito vai ser encaminhado ao Ministério Público Estadual (MP-AL), que vai decidir se oferece ou não denúncia.