Jovem Pan demite Adrilles Jorge após gesto associado a nazismo
O escritor e comentarista Adrilles Jorge foi demitido da Jovem Pan nesta quarta-feira, 9, após fazer um gesto que foi associado ao nazismo, na esteira da polêmica iniciada pelo podcaster Monark. Ao encerrar sua fala em um programa da emissora, o escritor levou a mão à altura da cabeça. Nas redes sociais, usuários apontaram semelhança com a saudação nazista ‘sieg heil’, utilizada durante o período do Terceiro Reich alemão.
Ao se despedir, Adrilles levantou a mão direita de forma retesada e, em seguida, deu risada. Em vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver o apresentador William Travassos falando ‘surreal’ em reação ao comentarista. Usuários compararam a imagem a registros de Adolf Hitler fazendo gesto semelhante.
Ao Estadao, Adrilles disse estar ‘pasmo’ pela repercussão do gesto e atribuiu a polêmica à ‘cultura do cancelamento’. Segundo ele, o aceno é recorrente em suas participações no programa e se trata de um ‘tchau’. ‘Eu jamais faria um gracejo de saudação nazista ao final de um longo comentário em que rechacei veementemente o nazismo’, afirmou. ‘Me sinto até constrangido de ter de responder algo tão óbvio. Nunca pensei que fôssemos chegar a um nível de surrealismo tão grande’, completou.