Moradores de Ipioca fecham trecho da AL-101 contra BRK por falta d’água
Moradores do bairro Ipioca, no Litoral Norte da capital, fecharam os dois sentidos de um trecho da AL-101, nesta segunda-feira (31), em protesto contra a BRK Ambiental por falta de água na região, que, segundo os moradores, já dura mais de um mês no bairro.
A Polícia Militar (PM) foi acionada, mas, segundo informação do Batalhão de Polícia Rodoviária de Alagoas (BPRv), o gerenciamento de crise conseguiu liberar apenas uma das vias, por volta das 10h30.
O protesto foi organizado por moradores e comerciantes da região, que reclamam do serviço atual da empresa de abastecimento de água. Eles destacaram que a falta de água é recorrente e que não há assistência da empresa responsável.
Em nota, a BRK afirma que há limitações no sistema de abastecimento da região desde antes de a empresa assumir a distribuição de água no estado, e que ações já estão sendo feitas para garantir a entrega da demanda dos moradores.
Confira a nota na íntegra:
“A BRK informa que a região de Ipioca possui limitações no sistema de abastecimento, anteriores à chegada da concessionária, e já implementa ações para melhoria da situação. Na última sexta-feira (28), uma reunião com as lideranças comunitárias do bairro foi realizada para entender as demandas e reforçar como está sendo a atuação da concessionária.
Equipes da BRK já constataram que a baixa pressão dos poços e vazamentos devido à diversas ligações clandestinas na tubulação são algumas das causas que têm interferido no abastecimento da região. Além disso, o bairro conta com várias redes obstruídas, que já estão sendo substituídas.
A BRK entende a situação da região e continua garantindo o abastecimento por meio de caminhões-pipa, sendo essa uma fase intermediária até que a infraestrutura de saneamento do bairro seja implementada com o avanço do processo de concessão. Apenas nos últimos 15 dias, foram enviados 54 carros pipa, totalizando mais de meio milhão de litros de água fornecidos”.
Gazeta web