Governo de Alagoas lança carteira de identidade digital; veja como usar
Por Assessoria
O Instituto de Identificação da Perícia Oficial de Alagoas lançou, nesta segunda-feira (31), o app RG Digital, uma versão otimizada da carteira de identidade física para ser acessada por celulares smartphones. O aplicativo, 100% biométrico, busca simplificar e garantir ao cidadão o acesso com segurança aos dados pessoais do documento de identidade.
A partir de agora, quase meio milhão de alagoanos com identidades emitidas a partir de agosto de 2019, poderão baixar o aplicativo RG Digital Alagoas, desenvolvido pela empresa de tecnologia Vsoft. O app, disponível gratuitamente nas versões iOS e android, permite aos proprietários do documento físico carregar a versão digital do RG no seu celular.
A superintendência do Instituto de Identificação de Alagoas garante que o processo é seguro, rápido e simples. Basta fazer o download do aplicativo RG Digital Alagoas, fazer a leitura do Código QR no verso da carteira de identidade, criar uma conta pessoal -registrando nome e e-mail – e, em seguida, validar a identidade através do reconhecimento facial.
Anízio Amorim, superintendente do órgão, explicou que o aplicativo utiliza inteligência artificial, identificação através da captura da face e cruzamento de dados administrados pelo Estado através do sistema de Identificação
Biométrica Automatizada (Abis). Essa tecnologia permite a checagem da autenticidade dos dados pessoais do usuário que está acessando o documento através do app.
“Inicialmente, o projeto do RG Digital irá beneficiar 480.737 pessoas que já possuem o novo modelo da carteira
de identidade emitida por Alagoas. Mas, à medida em que as pessoas forem solicitando a primeira e a segunda via da carteira de identidade, poderão ativar o aplicativo desenvolvido para facilitar o acesso do cidadão ao RG de forma rápida e segura, minimizando casos de fraude”, afirmou o superintendente.
Outra vantagem do RG digital é diminuir o número de extravios, furtos e roubos da versão física da identidade e de outros documentos, como CPF, reservista, título de eleitor, PIS/PASEP e carteira de trabalho. A partir do uso do aplicativo, o alagoano poderá guardar todos esses documentos em lugar seguro e usar apenas a versão digital contendo as informações desses diferentes documentos que são úteis para o cidadão.