São Paulo vai receber réplicas da cadeira gigante de Maceió para promover o turismo na capital alagoana
São Paulo vai receber réplicas da famosa cadeira gigante, que fica localizada na Praia de Ponta Verde, em Maceió. As réplicas ficarão em pontos turísticos da cidade paulista. A ação faz parte de uma estratégia de promoção da capital de Alagoas. Protocolo de intenções foi assinado no início deste mês de janeiro.
Em encontro, JHC e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, compartilharam a proposta de promover as duas cidades em parceria. Segundo o documento, Maceió contará com ações para promover seu potencial turístico em São Paulo. Em contrapartida, a prefeitura paulista lançará ações para que maceioenses visitem São Paulo.
“São Paulo é uma potência econômica mundial. Estamos muito felizes em celebrar esse Termo de Cooperação. Tenho certeza de que o protocolo vai permitir iniciativas que vão turbinar as viagens do turismo tradicional e do turismo de negócios. Esse setor é fundamental para a economia dos municípios e será ainda mais importante neste ano com o provável recuo da pandemia”, afirmou JHC.
Para o prefeito de São Paulo, a iniciativa vai impulsionar o turismo nas duas cidades. “Essa parceria vai fazer com que as pessoas de São Paulo visitem a linda cidade de Maceió e as pessoas de Maceió venham até São Paulo”, disse Ricardo Nunes.
Apesar das praias inigualáveis, o que fez a capital alagoana ‘bombar’ nas redes sociais e por tabela, nas agências de turismo, foi a famosa cadeira. O ponto instagramável recebeu mais de 10 milhões de views em redes sociais e contribuiu para aumentar a procura no Google por Maceió em 6.000%. Filas intermináveis ainda se formam para fotos e vídeos de turistas e moradores da cidade.
Os locais para a instalação das réplicas da cadeira de praia gigante ainda não foram definidos.
Para Patrícia Mourão, secretária municipal de Turismo, Esporte e Lazer, estas estratégias consolidam ainda mais o nome de Maceió no panorama nacional do turismo doméstico.
“Somente no Réveillon, registramos mais de 92% de ocupação hoteleira, número maior que o registrado em 2019 (73,44%) e 2020 (78,38%). Além disso, temos despontado entre os destinos mais procurados nas principais plataformas de viagens, como a Decolar, Booking e Hotel Urbano”, listou Mourão.
Em uma pesquisa recente do HUB (Hotel Urbano), Maceió foi um dos destinos mais vendidos em 2021 e segue na liderança em vendas para 2022 e 2023. Conforme a secretária, “apesar do momento imposto pela pandemia, as pessoas querem viajar e estão procurando destinos que proporcionem segurança sanitária e bem-estar com atrativos ao ar livre, diferenciais que Maceió tem de sobra”.
“Isso reflete na procura pelo destino e na retomada do setor, que tem se mostrado cada vez mais aquecido. Além disso, os espaços criativos na orla e as obras estruturantes em toda Maceió evidenciam que o destino vive um outro momento, onde o turismo é colocado como uma das principais pautas de atuação da gestão municipal’, completou Patrícia Mourão.
A ideia da Prefeitura é usar o sucesso do símbolo nas redes sociais e espalhar réplicas por outros destinos nacionais, como forma de divulgar Maceió.