Hemoal orienta sobre novos critérios para doação de sangue após infecção pelo coronavírus
Voluntários para doação de sangue, que foram infectados pelo coronavírus, precisam ficar atentos aos novos critérios adotados pelo Hemocentro de Alagoas (Hemoal), que já estão valendo nesta terça-feira (25). As medidas foram atualizadas seguindo orientações do Ministério da Saúde.
Com as novas orientações, os interessados devem respeitar uma quarentena de 10 dias, que começa a ser contada a partir da recuperação da Covid-19, provocada pelo coronavírus. A recomendação anterior era de que os voluntários precisavam esperar 30 dias para poder doar sangue.
A quarentena também deve ser seguida pelas pessoas que tenham testado positivo, mesmo que assintomáticas. No caso do voluntário ter tido contato com alguém doente, mas tenha testado negativo, o período de quarentena foi reduzido para 7 dias.
O Hemoal afirma ainda que, segundo orientação do Ministério da Saúde, são considerados inaptos para a doação os profissionais de saúde que não estejam usando os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequadamente.
A gerente do Hemoal, a hematologista Verônica Guedes, fala que as mudanças foram realizadas levando em consideração evidências científicas.
“Até o momento, é baixo o risco de transmissão do novo coronavírus por transfusão sanguínea, não havendo nenhum caso relatado, segundo a Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados”, disse a hematologista.
No que se refere ao prazo para um voluntário que tomou a vacina contra a Covid-19, os critérios não foram alterados:
- Vacinados com a CoronaVac – a doação de sangue pode ocorrer 48 horas depois.
- Vacinados com AstraZeneca, Pfizer e Janssen – a doação de sangue pode ocorrer 7 dias depois.
Onde doar sangue
Critérios gerais para doação de sangue
- ter idade entre 16 e 69 anos
- pesar no mínimo 50 kg
- portar um documento de identificação com foto – no caso dos menores de 18 anos é imprescindível estar acompanhado dos pais e apresentar um documento de identificação oficial e original deles
- não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos
- gestantes e lactantes ficam impedidas de se candidatar a doação de sangue
- quem vai repetir a doação deve respeitar um intervalo de dois meses (homens) ou três meses (mulheres)