Musicista palmeirense que trabalhou com Elza Soares lamenta morte da cantora

O musicista palmeirense, Rômulo Caetano usou as redes sociais para se despedir de Elza Soares, que morreu na tarde desta quinta-feira (20), aos 91 anos, de causas naturais. Os artistas eram amigos e ele tocou durante anos com Elza.

Em seu relato emocionado, Caetano externou o que Elza representou com naturalidade e voz singularizada pelo recurso do scat singing que, ao seu modo, expressava em forma sincopada a sonoridade malandra e potente que fez dela a virtuose que foi, e também a representatividade da mulher.

“Hoje um gigante chamado Brasil perdeu a voz! O brado retumbante calou-se! Uma nação emudeceu-se! Uma mulher negra, pobre, do morro, que casou-se aos 12 anos, foi mãe aos 13 e teve que enfrentar tantos desafios quanto a vida lhe impôs para ter o seu talento reconhecido. Elza Soares representa para o samba o mesmo que Garrincha representa para o futebol, e essa dupla, Elza e Garrincha, samba e futebol, existirão para sempre na memória e história do nosso país e como se não bastasse ela partiu exatamente no mesmo dia em que ele se foi! O Brasil perde uma de suas maiores representantes, eleita a voz do milênio (pela BBC de Londres). Genial, brilhante, ousada, poderosa, criativa, emotiva, sensata, sensível e muito…muito humilde! O que dizer de uma artista considerada a rainha do samba do Brasil que não fazia distinção do seu talento e “bagagem” versus eu, um garoto do interior do nordeste, sem nome, sem fama, e que ela do alto da sua grandiosidade e generosidade não fazia diferença, nem musical, cultural ou social! E foram 6 anos de convivência que para mim valeram por uma vida. Elza era a humildade em pessoa! Ela era especial e eu sei porquê! Ela era dona do “seu” universo. Ela realmente foi uma das pessoas mais incríveis que eu conheci e foi uma das pessoas mais iluminadas que eu tive a sorte de conhecer! E agora ela é uma “estrela” que brilha e ilumina o céu. Vai em paz guerreira. Até o nosso próximo encontro. Gratidão eterna’, desbafou.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Rômulo Caetano é filho da D. Audália e irmão de Rosauro Caetano, Rondon Caetano, Rosa Soares, Roseana Soares e Roberto Caetano.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *