Alagoas registra alta de 400% na média móvel de casos e mortes por Covid-19
A média móvel de mortes e de casos de Covid-19 em Alagoas apresenta uma tendência de alta de 400%, conforme dados compilados pelo Consórcio de Veículos de Imprensa. Os números mais recentes, divulgados nessa quarta-feira (19), expõem esta variação.
O aumento se dá justamente no período em que a variante Ômicron, do coronavírus, se espalha com velocidade pelo Brasil inteiro. Nas últimas 24 horas, o País conheceu mais de 200 mil notificações da doença, a quantidade mais alta desde o começo da pandemia, em março de 2020.
Só para se ter uma ideia da subida na curva epidemiológica, em 6 de janeiro de 2022, Alagoas registrou 47 casos de Covid-19. Passados 14 dias, o número alcançou 423, incluindo o estado na lista dos que têm tendência de alta, sobretudo nas mortes.
Até essa quarta-feira, eram 21 estados nesta condição, incluindo o Distrito Federal. Eram eles: São Paulo, Rio Grande do Norte, Ceará, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Santa Catarina, Maranhão, Sergipe, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Amapá, Paraíba, Goiás, Bahia, Piauí, Amazonas, Paraná, Pará, além de Alagoas. Apenas Pernambuco e Acre tinham registro de queda. Já Rio de Janeiro, Roraima e Rondônia apresentavam estabilidade.
A média móvel está com uma morte diária por Covid-19 há uma semana. Vale ressaltar que o estado iniciou 2022 com nenhum óbito pela doença. Especialistas apontam as festas de fim de ano, quando as pessoas se aglomeraram em eventos particulares, como as principais responsáveis pelo aumento das notificações.
O boletim local dessa quarta mostrou mais 502 novos casos de Covid-19 em Alagoas e duas mortes. Dessa forma, o estado tem um total de 247.013 casos confirmados do novo coronavírus até o momento, dos quais 2.712 estão em isolamento domiciliar. Outros 237.591 pacientes já finalizaram o período de isolamento, não apresentam mais sintomas e, portanto, estão recuperados da doença. Há 7.440 casos em investigação epidemiológica.
Aqui, 6.399 pessoas perderam a vida pelo coronavírus. As duas últimas vítimas residiam em Maceió e no interior. A da capital era do sexo feminino, de 54 anos, tinha asma e morreu no Hospital da Mulher, em Maceió. Em relação à vítima que residia no interior do Estado, era do sexo masculino, tinha 82 anos. Ele residia em Igaci, tinha sequela de acidente vascular encefálico e morreu no Hospital de Emergência Dr Daniel Houly, em Arapiraca.
A taxa de ocupação de leitos de pacientes com Covid-19 está em 48%. Atualmente, 69 pacientes estão em leitos de UTI, dois pacientes estão ocupando os leitos Intermediários e 121 estão nos leitos de Enfermaria.
Gazeta web