Olho Vivo: Cenário eleitoral confuso após anúncio de novo secretário de Educação em Palmeira
Enquanto as cidades do Agreste seguem com cenário restrito em termos de nomes para disputar as eleições deste ano, Palmeira dos Índios vive uma enxurrada de “prováveis” forasteiros e filhas da terra concorrendo quase que no mesmo patamar. Não é novidade que o campo em Palmeira é aberto, para que prováveis candidatos sem ou com serviços, venham angariar os votos do famigerado palmeirense.
Até o momento não se sabe se o gestor sai candidato em 2022. Tudo vai depender do governador Renan Filho, capitão do “MDB”, se sai candidato e entrega o Estado nas mãos da ALE, ou se finaliza o mandato, e convoca os soldados de guerra para compor uma chapa, da qual JC faz parte.
Enquanto cada vereador tem um nome a sugerir, o prefeito da cidade lançou o nome da primeira-dama, Karla Cavalcante, pré-candidata a deputada estadual tendo como entusiasta o governador Renan Filho, que anunciou em suas redes sociais. O intuito de Julio Cezar é manter as bases que ajudaram a eleger Ângela Garrote e não promover ninguém que não seja do seu laço familiar.
Falando em Ângela Garrote, a farra de nomes começa pela seu, candidata à reeleição, tem como principais apoiadores os vereadores Toninho Garrote, é claro, Pedrinho Gaia, Madson Monteiro, Carlos Guruba, Edinho Queiroz e Sidny Targino. Por sua vez, e não sem razão, o presidente da Câmara, Ronaldo Raimundo Jr. apoiará o tio, Marcelo Victor, atual presidente da Assembléia Legislativa do Estado (ALE). A vereadora Sheila Duarte, como de praxe, apoiará Ronaldo Medeiros e Paulão, em suas respectivas reeleições.
Comenta-se nos bastidores políticos que Mosabelle Ribeiro é pretensa candidata a deputada federal, é fato que com James fora do poder, nem o vento bate nas costas.
No início da noite, o nome do novo secretário de Educação foi lançado, Manassés Furtado substituirá Renilda Ribeiro, por indicação do edil Cristiano Ramos, que vem a ser correligionário de Marcius Beltrão, principal adversário de Marx Beltrão, apoiado pelo prefeito Julio Cezar. Por sua vez, Ramos tem como candidato à deputado estadual, Léo Loureiro.
De tudo isso, soma-se um ponto positivo, o atual secretário de Educação, Manassés Furtado, que já foi ex, tem experiência na área e não comprometerá a administração.
Ao todo, os vereadores detém seis secretarias das treze existentes. São elas: Educação, Agricultura, Assistência Social, Urbanismo, Sec. da Mulher e Meio Ambiente.
À primeira vista, a frase erroneamente atribuída a Maquiavel (ela não aparece em O Príncipe e em nenhum outro texto do filósofo), “Os fins justificam os meios”, é a que melhor parece resumir seus pensamentos.
Maquiavel indica que para manter o poder, o Príncipe deve desenvolver características tidas como “não éticas”, como a crueldade e hipocrisia.
Já um autor desconhecido, descreve bem o momento político na cidade, “Aquele que serve a Deus por dinheiro, servirá ao diabo por salário melhor. Você não pode brincar de Deus sem estar familiarizado com o Diabo. Realmente, seja na política ou fora dela, ser inspirador saber-se de uma lealdade. Para ela, tem dois caminhos. Se peço de você, terá de mim”.
Maquiavel tornou-se um pensador clássico da ciência política, graças a uma obra escrita há cerca de cinco séculos, mas que se reveste de atualidade.
E a pergunta que não quer calar.. Será que cabem duas forças internas dentro de uma mesma prefeitura?