Procon/AL divulga balanço das ações executadas durante todo o ano de 2021

Por Edmilson Teixeira

 

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-AL), finalizou o ano de 2021 contabilizando várias ações positivas, mesmo em um ano atípico com a pandemia, desde atendimentos presenciais até as visitas aos municípios interioranos. Entre as ações realizadas, destaca-se a participação do órgão nas 11° e 12° edições do Programa Governo Presente, que tem como intuito promover acessibilidade aos serviços oferecidos por diversos órgãos do Estado, ao interior.

Com a finalidade de prestar esclarecimento ao consumidor, foi feito um levantamento dos números referentes às fiscalizações e atendimentos realizados durante todo o ano anterior, dessa forma, obtivemos um total de 6690 reclamações.

Assim como os atendimentos, as fiscalizações em estabelecimentos comerciais aconteceram em diversos setores localizados na capital e em cidades do interior. Ao total foram visitados 102 municípios alagoanos.

QUADRO RESUMO DAS AÇÕES 2021

Notificações
242
Constatações
219
Visitas
205
Infrações
102
Resoluções
12
Total
780

De acordo com o coordenador de fiscalização João Lessa, é de suma importância fazer esse balanço anual dos atendimentos presentes e visitas a diversos municípios alagoanos, como forma de demonstração da atuação coletiva dos colaboradores do Procon/AL, como também apresentar transparência ao consumidor do nosso Estado, como meio de aproximar o cidadão de forma efetiva com o serviço público.

Entre os meses de janeiro a dezembro do ano de 2021, o Procon-AL recebeu diversas reclamações e denúncias de clientes que se sentiram insatisfeitos com os serviços ofertados pelos estabelecimentos em desacordo. Entre as principais reclamações estão as relacionadas a assuntos sobre saneamento básico e abastecimento de água, que lideraram o ranking das queixas, totalizando um número equivalente a 804 reclamações.

Segundo o diretor-presidente do Procon-AL, Daniel Sampaio, é muito importante que a população saiba que mesmo em um ano atípico, de pandemia do novo coronavírus, o Procon segue trabalhando para que todos os consumidores alagoanos tenham seus direitos assegurados.

Vale lembrar que o Procon-AL dispõe de vários canais para atender a população alagoana, receber reclamações e realizar denúncias. Caso haja alguma ocorrência, o consumidor pode entrar em contato através de ligações ao 151, WhatsApp (82) 98876-8297 e de forma presencial, mediante agendamento, através do site agendamento.seplag.al.gov.br

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