As imagens impressionantes do momento em que um imenso pedaço dos cânions de Capitólio, em Minas Gerais, desaba, mostram embarcações sendo destruídas e arremessadas pela onda d’água provocada pela rocha que descolou.
Condutores de algumas das embarcações fogem, ligam os motores e conseguem se afastar. Eles gritaram para os colegas que aproveitavam o destino turístico se afastarem no momento da tromba d’água que gerou o acidente. Mas um dos barcos parece se aproximar mais da cachoeira que não para de encher.
Conforme mostram as imagens, uma das lanchas é atingida em cheio pelo pedaço do cânion. E é justamente esta embarcação que, de acordo com o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, teve o maior número de mortos e de desparecidos. O nome do barco era Jesus.
“As pessoas que no momento estão desparecidas são das que estavam na lancha de nome Jesus que foi atingida diretamente pela rocha. Essas três não foram encontradas nem resgatadas. A lancha Jesus teve o maior número de atingidos”, afirmou o porta-voz do Corpo de Bombeiros de MG, Pedro Aihara.
Pelo menos nove pessoas foram hospitalizadas em unidades da Santa Casa das cidades de Passos, Piumhi e São João da Barra. O Corpo de Bombeiros também informou que 23 vítimas foram atendidas na Santa Casa de Capitólio e liberadas.
O CBMMG disse que a ocorrência pode ter sido provocada por uma “tromba d’água”, junto com o deslocamento de pedras. Militares de Passos e Piumhi estão seguindo para o local, assim como equipes de apoio aéreo de helicópteros que decolaram de Varginha.
A cidade de Capitólio fica a 288 km de Belo Horizonte e é conhecida como um dos principais pontos turísticos mineiros por causa de suas belezas naturais. De acordo com as autoridades locais, o cânion tem um tipo de rocha mais suscetível a erosão.