Alagoas anuncia medidas contra Influenza e Covid
Durante entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (6), o governandor de Alagoas Renan Filho anuniciou as medidas para evitar o aumento dos casos de Covid no estado. Nas últimas 24h foram registrados 60 novos casos da doença.
As medidas anunciadas pelo governador foram:
- Fortalecer testagem – Renan Filho disse que vai disponibilizar 150 mil testes rápidos de antígeno para os municípios alagoanos. A partir de amanhã cedo os testes já estarão disponíveis para os municípios buscar e testar sua população.
- Otimizar atendimento nas UPAs – Serão instaladas quatro centrais especializadas em atendimento de síndromes gripais, o que vai garantir aumento do efetivo médico e retirar do mesmo ambiente as pessoas com síndromes gripais, para evitar que haja contaminação na própria unidade de saúde. Essas centrais devem começar a funcionar na próxima semana.
- Ampliar leitos – o Estado vai ampliar a quantidade de leitos para tratar Covid e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) de maneira geral. “Disponibilizamos hoje 191 leitos e teremos mais 360 leitos novos”, disse o governador.
- Unidades sentinelas – Haverá uma recomendação aos municípios alagoanos para reabertura das unidades sentinelas para identificar casos de síndromes gripais e encaminhá-los para a rede especializada.
- Mais ambulâncias – 30 novas ambulâncias serão disponibilizadas para garantir o transporte de pacientes, inclusive nas cidades do interior.
- Transparência nos dados de vacinação – o Governo do Estado vai divulgar diariamente os dados de vacinação nas cidades alagoanas, para que a população possa cobrar esforços dos gestores para que a imunização.
Sobre a vacinação contra Covid, em crianças, Renan Filho disse que espera vacinar todas as crianças do estado no prazo de 20 dias a depender das remessas de doses enviadas pelo Ministério da Saúde.