Agricultores com dívidas no Banco do Brasil têm até hoje para renegociação
O coordenador do Movimento dos Agricultores Endividados e Presidente da Cooperativa Agropecuária e Industrial de Arapiraca (Capial), Francisco de Souza, o Chico da Capial, alertou aos agricultores que têm débitos com o Banco do Brasil, para que procurem as agências bancárias nesta quinta-feira (30). É que hoje é o último dia para que sejam feitas as renegociações de 95% com a instituição. O perdão das dívidas se deu graças ao pedido do senador Collor (Pros) junto ao presidente Jair Bolsonaro (PL). O chamamento foi feito no Programa Ministério do Povo da 98,3 FM, apresentado pelo âncora Marcelo Rocha.
“Tivemos 24 dias para encaminhar essa negociação e hoje é o último dia. Essa vitória só foi possível por conta da atuação do senador Collor, que conversou diretamente com o presidente Bolsonaro. Se não fosse isso, muitos agricultores em Alagoas e no Brasil iriam perder suas terras”, disse Chico.
Em Alagoas, a medida pode alcançar até 100 mil agricultores. Entretanto, ele lembra que, como o prazo de renegociação foi de apenas 24 dias, muita gente ainda não conseguiu o dinheiro. Segundo informou, como a pandemia e a seca afetaram muitos agricultores, não são todos que têm como conseguir os recursos. Por isso, já existem tratativas juntos ao senador Collor para conseguir uma dilatação do prazo por mais dois ou três meses.
“Estamos trabalhando junto ao senador, que já sabe dessa situação, para conseguir aí uma ampliação do prazo”, informou Chico.
Mas, enquanto isso não ocorrer, é importante que os agricultores procurem, ainda hoje, as agências do Banco do Brasil. O trabalho em relação aos agricultores endividados está sendo feito também junto a outras instituições, como o Banco do Nordeste.
Gazeta web