Hospital de AL tem aumento de mais de 500% nos atendimentos de síndromes gripais

O Hospital Professor IB Gatto Falcão, localizado em Rio Largo, Região Metropolitana de Maceió, registrou um aumento de mais de 500% dos atendimentos relacionados a síndromes gripais nos primeiros 20 dias de dezembro. Segundo o Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), que administra a unidade de saúde, esse aumento está relacionado ao vírus da Influenza A H3N2, que tem se espalhado pelo Brasil.

Segundo o ISAC, o hospital IB Gatto atendeu do dia 1º ao dia 20 de novembro um total de 146 casos de síndromes gripais. Mas esse número deu um salto para 786 atendimentos no mesmo período de dezembro.
Segundo o instituto, os atendimentos a pacientes com síndromes gripais estão sendo feitos em áreas separadas dos usuários que chegam com outras patologias. O objetivo é evitar a transmissão do vírus.

Prevenção

De acordo com José Maria Filho, superintendente técnico do ISAC, manter as medidas contra a covid-19, como uso de máscara, lavagem das mãos e distanciamento social, também ajudam na prevenção da gripe da Influenza. A imunização é outra medida eficaz contra a doença.

“As pessoas que apresentarem sintomas gripais mais graves, como febre alta persistente, devem procurar as unidades de urgência e emergência para serem avaliadas e medicadas. Em casos de sintomas leves, como nariz escorrendo e tosse, o usuário deve manter a hidratação e procurar os postos de saúde dos bairros”, explicou o médico.

O que é a gripe H3N2?

O vírus H3N2 é um dos subtipos do vírus Influenza A. Ele causa os mesmos sintomas apresentados por quem é infectado pelo vírus H1N1. São eles: febre acima de 38 graus; dores no corpo, de garganta e de cabeça; tosse; espirro; coriza; calafrios; náuseas e vômito; cansaço excessivo; moleza e diarreia.

*Com assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *