Operação: ex-prefeito de Porto Calvo é o alvo por desvio de R$ 5 milhões após perder eleição

A Operação “Últimos Atos”, desencadeada pela Polícia Federal (PF) na manhã desta quinta, 16, teve o objetivo de apurar suposto desvio de verbas federais repassadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FUNDEB), no final de 2020, ao município de Porto Calvo, região Norte do estado. O ex-prefeito da cidade, David Pedrosa (MDB), se tornou alvo da polícia pelas transferências bancárias que totalizaram R$ 5.040.445,70 em favor de quatro empresas.

De acordo com a Controladoria-Geral da União (CGU), que participa da operação em parceria com a PF, as investigações mostram que, no período de 16 dias, iniciando-se apenas dois dias após o então prefeito não ter sido reeleito ao cargo em 2020, foram realizadas as transferências para as empresas, sem qualquer documento ou processo licitatório que respalde a execução dos recursos.

Ainda segundo o CGU, há indicativos de que parte das empresas beneficiadas pelos pagamentos não existe, figurando como fachada para o desvio da verba pública. Nesse contexto, apura-se a efetiva prestação de serviço ou fornecimento de livros e materiais escolares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *