Collor é homenageado pelo Rei do Marrocos com a outorga da Wissam de Grand Cordon Alaouite
O senador Collor (PROS) foi homenageado, nessa quinta-feira (9), pelo Rei do Marrocos, com a outorga da Wissam de Grand Cordon Alaouite, em cerimônia realizada na Embaixada do País Africano, em Brasília. A condecoração é resultado da trajetória política de Collor, na qual ele se consolidou como um grande promotor dos vínculos diplomáticos entre Brasil e Marrocos. A cerimônia de homenagem teve a presença do chanceler brasileiro, o ministro Carlos Alberto França, de senadores e embaixadores estrangeiros.
Ao receber a homenagem das mãos do embaixador do Marrocos, Nabil Adghoghi, Collor destacou que o sentimento que possui é de agradecimento a Sua Majestade, o Rei Mohammed VI, pela honrosa outorga que lhe foi entregue em reconhecimento ao trabalho realizado. Ele disse ainda que, ao longo dos últimos anos, é notório o aprofundamento das relações diplomáticas entre os países.
“Recebo a distinção honorífica de Wissam de Grand Cordon Alaouite com imensa felicidade pessoal e como reafirmação da destacada importância que Sua Majestade atribui ao desenvolvimento da relação entre Brasil e Marrocos. No âmbito da diplomacia parlamentar, sou testemunha pessoal do avanço incomparável que alcançamos nos últimos anos”, frisou o senador.
Collor recordou as duas viagens que realizou ao Marrocos, em 2017, como presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado. Em ambas as oportunidades, ele disse que constatou o grande apreço, o interesse e a relevância expressiva que as autoridades e o povo marroquino atribuem à relação com o Brasil, “em linha com a visão estratégica de Sua Majestade”.
“Estou convencido de que os vínculos entre nossos países são estruturantes para o fortalecimento dos laços entre a América Latina e a África. Recebo essa homenagem também como uma convocação. Há ainda muito a ser realizado e minhas melhores energias estão hoje revigoradas”, frisou Collor
Na oportunidade, o embaixador do Marrocos no Brasil, Nabil Adghoghi, afirmou que a entrega da honraria reconhece também ações realizadas por Collor que asseguram ao Brasil protagonismo mundial por muitos anos, a exemplo da Assinatura do Tratado de Assunção – que criou o Mercosul –, a realização da ECO 92 e a abertura comercial da economia brasileira para o mundo.
“Foram decisões acertadas que inseriram o Brasil no protagonismo mundial. Reconhecemos o trabalho que Collor realiza como estadista, desde 1980, com grande brilho e distinção. É uma honra tê-lo aqui”, expôs o embaixador.
Gazeta web