Sem água nas torneiras, moradores da parte alta de Maceió protestam contra a BRK

Moradores da parte alta de Maceió protestaram, nesta quarta-feira (1º), contra a falta d’água na localidade e bloquearam um trecho da Fernandes Lima por alguns minutos. Eles reclamam do descaso da BRK para com os consumidores e exigem uma solução para o problema.

“Estamos sem água. A conta está chegando todos os meses e o povo sem água. A BRK coloca cinco ou seis carros na caixa de água, mas muitos moradores não conseguem ir até as caixas que estão sendo abastecidas. Queremos uma solução. Isso é um absurdo. Tem gente que é doente, muitos idosos, que não conseguem sair com um balde de água na cabeça”, afirma o morador do Conjunto Eustáquio Gomes, Ailton Tavares.

Segundo ele, a BRK informou à população que a falta d’água se dá em razão do problema em uma adutora. “Eles não mostram o local, não dão uma resolução, um respaldo. Só falam que está quebrada e enquanto isso a população está sofrendo. Chegamos a fechar a avenida e vamos acampar enquanto não tiver solução aguardando um respaldo para nós. Tem um grupo da parte alta e de Rio Largo reunido para ver se o superintendente da BRK dá uma solução”, afirmou Ailton.

Com cartazes nas mãos e em frente a uma unidade de atendimento à população da BRK, o grupo chegou a bloquear a avenida, impedindo a passagem de veículos. Com a chegada do Gerenciamento de Crises da PM e de representantes da empresa, a via foi liberada.

Militares do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM) e do Batalhão de Trânsito (BPTran) e agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) também estiveram no local do protesto.

Por meio de nota, a BRk informou que não tem medido esforços para solucionar o problema da falta de água na região. Também explicou que tem disponibilizado caixas d’água para a população até que a situação seja resolvida.

Confira a nota na íntegra:

NOTA

A BRK não tem medido esforços para minimizar os transtornos ocasionados pelo rompimento da adutora do Sistema Aviação, operado pela Casal. Diante dessa situação emergencial, a concessionária triplicou o número de caminhões-pipa disponibilizados à população e montou uma força-tarefa – que funciona todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados – para garantir o abastecimento de unidades de serviços essenciais e clientes prioritários diariamente.

Caixas de água comunitárias foram espalhadas pelas regiões mais sensíveis, um comitê interno foi designado especificamente para atender às regiões afetadas e a interação com as lideranças comunitárias foi intensificada por meio de um canal de comunicação direto. Além disso, a empresa tem divulgado a situação de forma ampla junto à imprensa e às comunidades e se colocado à disposição da população para esclarecer quaisquer dúvidas relacionadas a este e outros temas.

O Sistema Aviação, responsável por conduzir a água tratada ao reservatório da BRK para a distribuição à população, passa por uma obra de alta complexidade, que deverá ser concluída até a segunda quinzena deste mês. A BRK tem prestado todo o apoio à Casal e assumiu, inclusive, o investimento e a engenharia da obra para que o problema seja resolvido o mais breve possível.

BRK

Gazeta web

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *